-
AM
-
Assista ao vídeo de apresentação do curso, com a Dr.ª Enf.ª Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt e bons estudos!
-
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso, você poderá revisar os principais conceitos em geriatria e gerontologia, assim como entender os aspectos relacionados ao envelhecimento e síndromes geriátricas.
A organização do MOOC está estruturada em módulos e cada módulo está representado por um bloco/box. Os módulos serão compostos por conteúdo e atividades avaliativas. Estão previstos 8 (oito)módulos: Ambientação, 4 (quatro) módulos de conteúdos e Bibliografia, Leituras complementares e Avaliação e Certificação.
Os módulos se dividirão em quatro tópicos, são eles: apresentação do módulo, livro digital, leituras complementares e avaliação de aprendizagem.
O desenvolvimento dos conteúdos dentro dos módulos e tópicos são apresentados em telas utilizando o e-book com hiperlink e outros recursos do Moodle (página, rótulo, questionário, vídeos, etc).
PÚBLICO ALVO
Profissionais de saúde (técnicos/ tecnológos e bacharéis), alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
CARGA HORÁRIA
O curso tem um total de 96h.
OBJETIVO
Apresentar os aspectos introdutórios para atenção à saúde da pessoa idosa.
CONTEÚDO
- Fundamentos em Geriatria e Gerontologia:conceitos, princípios e aplicabilidade (Módulo 1).
- Envelhecimento Populacional (Módulo 2).
- Envelhecimento Humano (Módulo 3).
- Síndromes Geriátricas: contextualização (Módulo 4).
METODOLOGIA
Este curso tem carga horária total de 96 horas, é autoinstrucional, organizado em quatro módulos de conteúdos, com 24 horas cada um.
O curso será realizado de modo sequencial, sem tutoria, utilizando-se da estratégia pedagógica de autoaprendizado, por meio de um e-book e objetos de aprendizagem para a compreensão dos princípios teóricos e práticos inerentes à atenção à pessoa idosa.
Para conclusão e certificação, sugere-se que sejam desenvolvidas 6h semanais de estudo, integralizando um módulo por mês.AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de duas formas: a avaliação da aprendizagem e a avaliação do curso.
Avaliação da aprendizagem
A avaliação da aprendizagem se dará por meio de questionários, cuja correção será automática a partir de gabaritos, para questões conceituais
ao final de cada módulo. Somente poderá passar para o próximo módulo o(a) cursista que atingir no mínimo a nota 60 na atividade avaliativa do
módulo. Haverá apenas 3 tentativas de acerto para cada questionário. A nota final do curso será a soma obtida entre os 4 módulos, distribuídos
da seguinte forma:
- Módulo 1 – 20 pontos
- Módulo 2 – 20 pontos
- Módulo 3 – 30 pontos
- Módulo 4 – 30 pontos
Avaliação de reação do cursoAo final do curso será apresentado um questionário visando à avaliação de reação do curso. Queremos saber como foi a sua experiência com o
curso, e as melhorias que podem ser feitas .
CERTIFICAÇÃOO certificado será emitido de forma automática, por meio do plugin do Moodle. Para obter aprovação, você cursista deverá alcançar 60% de
aproveitamento da soma obtida nos 4 módulos de conteúdo do MOOC e ter respondido a avaliação de reação.
CRÉDITOS
Organizadora
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt.
Conteudistas
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt.
Célia Maria Gomes Labegalini.
Dayane Akinara Toledo Ribeiro.
Denise Faucz Kletemberg.
Iara Sescon Nogueira; Ligia Carreira.
Marlise Lima Brandão.
Marcia Daniele Seima.
Marcia Marrocos Aristides.
Susanne Elero Betiolli.
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera.
Valéria Cristina Lopes Gallo.
Designer Educacional
Marlise Lima Brandão.
Designer Gráfico
Valéria Cristina Lopes Gallo.
Camily dos Santos Pires.
Lirian Vaz de Oliveira.
Luciane Lachouski.
Yasmin Paulina Dourado Vissintainer.Coordenação CIPEAD
Prof.ª Dr.ª Geovana Gentili Santos
Laboratório de Produção da CIPEAD - LabCIPEAD
Elizabete Terezinha Gomes
Design Gráfico
Erick Martins do Nascimento
-