O cancelamento pode ser solicitado pelo aluno dentro do período previsto no calendário e para disciplinas com situação "Matrícula". Clicando no menu Disciplinas -> Turmas atuais, o aluno visualiza todas as turmas em que está atualmente matriculado, conforme figura abaixo.
Para solicitar o cancelamento de uma disciplina, o aluno deve clicar em Cancelar Matrícula. O sistema, neste momento, irá validar:
- Não é possível solicitar cancelamento de todas as disciplinas.
- O aluno deve ficar com disciplinas de modo a cumprir a carga horária mínima semanal definida no curso.
Se tudo ok, o sistema irá emitir uma confirmação, conforme tela abaixo.
Ao confirmar a solicitação de cancelamento, o sistema irá emitir uma mensagem confirmando que a solicitação foi efetuada com sucesso e na situação da matrícula na turma constará “Cancelamento Solicitado”, conforme a figura abaixo.
O andamento da solicitação pode ser acompanhado pelo menu Disciplinas -> Turmas Atuais. Quando deferida a solicitação, a matrícula na turma será cancelada e a situação do aluno mudará para Cancelado. Caso contrário, quando há o indeferimento da solicitação, a matrícula permanecerá e, na situação da matrícula, constará “Cancelamento Indeferido”, conforme mostra a figura abaixo.