Objetivo – Propiciar aos cursistas um conhecimento nível básico iniciante (QECR-A0) de português brasileiro.
Carga horária – 60 horas.
Público-alvo - Pessoas não-residentes ou residentes no Brasil que desejam aprender português brasileiro na modalidade EaD.
Metodologia - O curso é com tutoria, organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Intenções sociocomunicativas: Apresentar-se, falar e escrever informações pessoais, expressar gostos e interesses, interagir em situações de primeiro contato, identificar formalidade dos registros, expressar-se sobre situações cotidianas, comunicar-se em restaurantes e estabelecimentos. Elementos linguísticos: Alfabeto escrito e os sons do português brasileiro. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo, construção do tempo futuro informal, usos de SER e ESTAR. Artigos definidos e gênero das palavras. Formação de plural. Adjetivos, concordância de gênero e número. Advérbios de frequência e lugar. Pronomes pessoais, interrogativos, possessivos e demonstrativos. Preposições DE, EM, A, PARA, COM. Números, horas, dias da semana, períodos do dia. Expressões de polidez. Vocabulário relativo a situações cotidianas e de lazer, tipos de alimentos e de restaurantes, características e serviços de restaurantes. Nacionalidades e gentílicos. Gêneros textuais: Diálogos. Áudios e vídeos com situações do cotidiano. Infográfico. Notícia. Mensagem. Site informativo. Calendário. Cardápio.
O programa REBIMAR apresenta a 4ª edição do “Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental Marinha” com intuito de fomentar ao público-alvo, professores da rede pública de ensino, assuntos pertinentes à temática “Educação Ambiental Marinha”. O curso foi desenvolvido no formato on-line, através de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) do Setor Litoral. Constituirão como ferramentas de apoio aos educadores o e-book “Nós e o Mar: A diversidade do litoral do Paraná e o aplicativo “SIG Rebimar”. O aplicativo segue a metodologia de Ciência Cidadã, suas funcionalidades serão apresentadas ao longo do curso, bem como sua aplicabilidade para dinâmicas em sala de aula