Imagem do curso PLAEAD Turma 1 de 2025
Formação Aberta

Objetivo – Propiciar aos cursistas um conhecimento nível básico iniciante (QECR-A0) de português brasileiro.
Carga horária – 60 horas.
Público-alvo - Pessoas não-residentes ou residentes no Brasil que desejam aprender português brasileiro na modalidade EaD.
Metodologia - O curso é com tutoria, organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos –   Intenções sociocomunicativas: Apresentar-se, falar e escrever informações pessoais, expressar gostos e interesses, interagir em situações de primeiro contato, identificar formalidade dos registros, expressar-se sobre situações cotidianas, comunicar-se em restaurantes e estabelecimentos. Elementos linguísticos: Alfabeto escrito e os sons do português brasileiro. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo, construção do tempo futuro informal, usos de SER e ESTAR. Artigos definidos e gênero das palavras. Formação de plural. Adjetivos, concordância de gênero e número. Advérbios de frequência e lugar. Pronomes pessoais, interrogativos, possessivos e demonstrativos. Preposições DE, EM, A, PARA, COM. Números, horas, dias da semana, períodos do dia. Expressões de polidez. Vocabulário relativo a situações cotidianas e de lazer, tipos de alimentos e de restaurantes, características e serviços de restaurantes. Nacionalidades e gentílicos. Gêneros textuais: Diálogos. Áudios e vídeos com situações do cotidiano. Infográfico. Notícia. Mensagem. Site informativo. Calendário. Cardápio.

Imagem do curso Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental do REBIMAR, versão 2024 Professores Pontal do Paraná
Formação Aberta

Logomarca

O programa REBIMAR apresenta a 4ª edição do “Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental Marinha” com intuito de fomentar ao público-alvo, professores da rede pública de ensino, assuntos pertinentes à temática “Educação Ambiental Marinha”. O curso foi desenvolvido no formato on-line, através de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) do Setor Litoral. Constituirão como ferramentas de apoio aos educadores o e-book “Nós e o Mar: A diversidade do litoral do Paraná e o aplicativo “SIG Rebimar”. O aplicativo segue a metodologia de Ciência Cidadã, suas funcionalidades serão apresentadas ao longo do curso, bem como sua aplicabilidade para dinâmicas em sala de aula