![Economia Circular [Portugues]](https://ufpraberta.ufpr.br/pluginfile.php/62159/course/overviewfiles/economiacircular.png)
Economia Circular [Portugues]
Objetivo – Promover o desenvolvimento de
estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma
indústria mais sustentável, especialmente nos países
ibero-americanos.
Público-alvo - Professores, estudiantes y comunidade em geral.
Carga horária – 06 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos
– O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princípios
da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de
negócios Circulares; Estudos de Casos.
![Economía Circular [Español]](https://ufpraberta.ufpr.br/pluginfile.php/74781/course/overviewfiles/economiacircular.png)
Economía Circular [Español]
Público Objetivo - Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general.
Carga horaria - 06 horas.
Metodología -auto instructivo (sin tutoría), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.
Contenido - Qué es la Economía Circular y sus principales conceptos; Los principios de la Economía Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y Línea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.
![Circular Economy [English]](https://ufpraberta.ufpr.br/pluginfile.php/63788/course/overviewfiles/economiacircular.png)
Circular Economy [English]
Objective - Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.
Audience - Teachers, students and community in general.
Time load - 06 hours.
Methodology - self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.
Content - What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.

Ensino Híbrido
Objetivo – Oportunizar aos profissionais da
área de educação a compreensão de ensino híbrido e o conhecimento das possibilidades
oferecidas pelo ensino híbrido, visando a utilização em sua prática pedagógica.
Público-alvo - Docentes e qualquer pessoa
interessada nas práticas pedagógicas via recursos tecnológicos.
Carga horária – 06 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Ensino Híbrido; Como
funciona o Ensino Híbrido; Percurso pedagógico; Quais os benefícios do ensino
Híbrido.

Ensino Remoto Emergencial - ERE
Objetivo – Oportunizar aos profissionais da
área de educação a compreensão de ensino remoto e o conhecimento das possibilidades
oferecidas por essa solução/estratégia de ensino, visando identificar alguns
dos benefícios desse modelo no contexto de excepcionalidade.
Carga horária – 06 horas.
Público-alvo - Docentes e qualquer pessoa
interessada nas práticas pedagógicas via recursos tecnológicos.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é ensino remoto; Como
funciona o ensino remoto; Quais os benefícios do ensino remoto; Como conduzir o
ensino remoto; Percursos Didáticos no ensino remoto.

Laboratório Rotacional
Objetivo – Propiciar
aos
cursistas
um conhecimento
básico
a respeito
do modelo
de ensino
denominado
“Laboratório
Rotacional”
de forma que, ao final da microaprendizagem,
os
cursistas
possam
identificar
suas
especificidades,
reconhecer
suas
potencialidades
para o processo de ensino-aprendizagem,
planejar
uma
aula baseada
nesse
modelo
de ensino
e promover
a
apropriação
de mais
uma
estratégia
para o ensino híbrido.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Docentes
da UFPR e demais instituições
de ensino;
pessoas interessadas em
práticas
pedagógicas
voltadas
ao
ensino
híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Principais
características
do modelo
de Laboratório
Rotacional;
Funcionamento do Laboratório
Rotacional; Potencialidades
para o processo de ensino-aprendizagem;
Planejamento de aula no modelo
de Laboratório
Rotacional;
Percurso
didático
para elaboração
de um Laboratório
Rotacional.

Rotação por Estações
Objetivo – Possibilitar ao/à cursista
reconhecer o conceito e planejamento de uma aula com o modelo de rotação por
estações do ensino híbrido.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Docentes e qualquer pessoa
interessada nas práticas pedagógicas via recursos tecnológicos.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de ensino híbrido e
introdução ao modelo de rotação por estações; Definição do modelo de Rotação
por Estações do ensino híbrido; Funcionamento do modelo de Rotação por Estações;
Potencialidades da Rotação por Estações; Criação da Rotação por Estações no
planejamento de uma aula; Percurso de estudantes rotacionando entre as estações.

Sala de Aula Invertida
Objetivo – Proporcionar à comunidade
interna e externa da UFPR uma visão acerca do conceito de sala de aula
invertida, a fim de promover competências para o planejamento e a elaboração
desse modelo de metodologia ativa como uma boa estratégia pedagógica para a
modalidade presencial e para os modelos remoto e o ensino híbrido.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Docentes
da UFPR e demais instituições
de ensino;
pessoas interessadas em
práticas
pedagógicas
voltadas
ao
ensino
híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é sala de aula invertida; Como funciona a sala de aula
invertida; Quais os benefícios da sala de aula invertida; Como criar uma sala
de aula invertida; Como fazer o percurso didático da sala de aula invertida.

Marketing de Conteúdo
Objetivo – Apresentar o conceito e as estratégias
do Marketing de Conteúdo.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e
interessados em estratégias e técnicas de Marketing de Conteúdo aplicado ao
ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Marketing de Conteúdo; Funil de Vendas; Tipos
e formatos de conteúdos; Copywriting; Conteúdo Interativo.

Competência em Informação para a Docência
Objetivo – Compreender de que modo a
competência informacional pode contribuir para o processo formativo do
professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de
Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.

Competência Docente Digital
Objetivo – Analisar as propostas internacionais que discutem a
identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo
CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem
e formação permanente, por meio das competências
digitais docentes.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico.
Carga horária – 08 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD); Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu; Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD; Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.

Competência Tecnológica para a Docência
Objetivo – Compreender de que modo a
competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor
no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de
Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência
Tecnológica.

Noções de Sustentabilidade na Construção Civil
Objetivo – Conhecer
os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais
envolvidos nas atividades da construção civil.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que
atuam na área da construção civil.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é
sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos
mais sustentáveis.