Imagem do curso Curso de (trans)Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa - Práticas Plurilíngues para uma Educação Linguística Democrática
Formação Docente

Este Curso faz parte da Pesquisa de Doutorado intitulada: "A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Público Brasileiro: uma proposta de proposta de Pesquisa-Ação-Formação", desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. 

A Pesquisa é desenvolvida pelo doutorando Sweder Souza (proponente deste Curso) e orientada pelo Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (DELEM/PPG-Letras/UFPR) e pela Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Araújo e Sá (CIDTFF/UAveiro, Portugal). O Projeto foi aprovado pelo Parecer 4.266.525, CAAE: 34382620.9.0000.0102, do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná. 

O objetivo deste Curso é evidenciar como a Didática do Plurilinguismo pode contribuir para melhores práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, numa perspetiva de educação para a democracia linguística. O Curso permitirá angariar material para analisar a apropriação desta perspectiva pelos professores participantes e pensar na renovação de práticas de ensino-aprendizagem. trata-se de um Curso organizado como Pesquisa-Ação-Formação, no qual todo o conhecimento será construído de forma colaborativa. 

Espera-se, então, contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas plurilíngues e investigativas que permitam ao professor atuar, numa lógica transformativa e emancipadora, dentro dos seus contextos de trabalho, promovendo, assim, a sua Educação Linguística.

Data de Início: 05/08/2021 | Data de Término: 07/10/2021