Como deferir ou indeferir solicitações de trancamento

Dentro do prazo previsto em calendário, os discentes podem solicitar o Trancamento de Curso, essa solicitação é enviada pelo SIGA para a coordenação, que deve Deferir ou Indeferir o pedido.

Para acessar a lista de trancamentos escolha a opção de menu Discentes → Trancamentos



Nesta tela serão listadas todas as solicitações de trancamento, os trancamentos ativos e destrancados e como padrão a lista ordena por primeiro as últimas solicitações feitas.

Para ver a solicitação clique no ícone da lupa.



1° trancamento

No primeiro trancamento o aluno não precisa anexar nenhum documento ou justificativa e a coordenação deve analisar se o pedido do discente é realmente para trancamento de curso pois muitos, por desconhecimento do processo, confundem o trancamento com cancelamento de disciplina.


Depois de selecionada a opções de <Deferir Trancamento> ou <Indeferir Trancamento>, abrirá uma janela para que sejam preenchidas as observações, como apresentado na imagem abaixo, o preenchimento deste campo não é obrigatório. 


Clique em <Confirmar> e uma mensagem vai aparecer, mostrando que a operação foi realizado com sucesso.


2° Trancamento

Para o segundo trancamento devem ser analisadas a justificativa e documentos anexados pelo discente, apresentados na imagem abaixo:


Aqui tanto para o Deferir Trancamento quanto para Indeferir Trancamento, deve-se anexar a ata do colegiado (arquivo com extensão PDF), o preenchimento do campo observações não é obrigatório. 

Clique em <Confirmar> e uma mensagem vai aparecer, mostrando que a operação foi realizado com sucesso.



3° Trancamento

O processo para o terceiro trancamento é o mesmo do anterior. Deve ser analisada a justificativa e documento anexado pelo discente e para que o deferimento ou indeferimento seja realizado, deve-se anexar a ata do colegiado (arquivo com extensão PDF), o preenchimento do campo observações não é obrigatório.



Última atualização: Wednesday, 1 Apr 2020, 11:38