Como analisar as solicitações de matrícula em disciplina eletiva

Dentro do período previsto em calendário, os alunos poderão solicitar matrícula em disciplina eletiva pelo SIGA. A solicitação será realizada se satisfazer as seguintes condições:

  • A disciplina não pode ser do curso do aluno;
  • O aluno deve estar matriculado em disciplina do seu curso;
  • Não ultrapassar o limite de 3 disciplinas eletivas por período;
  • Deve haver vagas disponíveis na turma;
  • Não ultrapassar a carga horária limite do seu curso, entre disciplinas curriculares e eletivas;
  • Não ultrapassar a carga horária diária (menor que 8h);
  • Não ultrapassar a carga horária semanal (menor que 40h).
O sistema não faz a análise de pré-requisito, pois o pré-requisito é cadastrado para o currículo do aluno daquele respectivo curso. Alunos de outros cursos o sistema não consegue reconhecer pré-requisitos, pois não é uma exigência do currículo do aluno que pede eletiva.

A coordenação e o departamento deverão analisar as solicitações e decidir se autorizam ou não os alunos a cursarem a disciplina eletiva solicitada.

Para o DEPARTAMENTO da disciplina solicitada:

A solicitação é primeiro analisada pelo departamento da disciplina que foi solicitada. Para isso, com perfil de departamento, acesse o menu lateral à esquerda e clique em Discentes → Solicitações de Matrícula Eletiva.

Nessa tela estão todos os pedidos de eletivas para as disciplinas do seu departamento, com informações do discente, da turma escolhida, data e hora da solicitação e vagas restantes. ATENÇÃO: É importante analisar o número de vagas restantes antes de autorizar a eletiva para um aluno.


Para autorizar a matrícula do aluno na turma, clique em <Autorizar>. A solicitação será enviada para análise da Coordenação do Curso origem do aluno.

Para não autorizar a matrícula do aluno clique em <Não Autorizar>. Essa solicitação não será mandada para a coordenação.


Para a COORDENAÇÃO do Curso do Aluno:

Após a aprovação do departamento, a solicitação precisa ser verificada pela coordenação do curso do aluno. Para isso, com perfil de Coordenação/Secretaria acessar o menu lateral à esquerda e clicar em Discentes → Gerenciar Matrículas Eletivas.

Nessa tela, é apresentada uma lista dos discentes que tiveram suas solicitações aprovadas pelo departamento.

Para visualizar as solicitações de determinado discente, clicar em <Visualizar>.



Nessa tela pode ser verificado quais foram as disciplinas e turmas solicitadas pelo aluno e visualizar seu histórico escolar.

Obs.: Para voltar a tela anterior, clique em <Cancelar>.


Após verificar a situação do Discente para cada solicitação, autorizar ou não a matrícula do aluno, para isso, de acordo com a decisão, clique em <Autorizar> ou <Não Autorizar>.

Ao final do processo, se a solicitação for autorizada pelo departamento e pela coordenação, será enviada para o COPAP, que matriculará os alunos nas turmas.


Última atualização: Tuesday, 14 Jun 2022, 11:26