Funcionamento da Matrícula On-line: Turmas disponíveis e prioridades

Para viabilizar de forma automática a matrícula on-line dos alunos, considerando todas as variantes de versões e adições curriculares, o SIGA vale-se fortemente da estrutura curricular do curso e dos dados de periodização dos alunos. O objetivo aqui é mostrar como o SIGA processa as ofertas de turmas e matrículas, de forma que a coordenação possa acompanhar o processo e identificar eventuais necessidades de ajustes.

Quando o SIGA processa quais turmas cada aluno pode solicitar matrícula, ele considera que estarão disponíveis para os alunos as seguintes turmas:

  • Turmas de disciplinas com códigos da matriz curricular do aluno ou matrizes mais recentes, desde que presentes nos planos de adaptação;
  • Turmas de disciplinas em que o aluno cumpriu pré-requisito;
  • Turmas de disciplinas correspondentes do currículo do aluno;

À medida que os alunos vão solicitando, o SIGA monta a lista de solicitações e ordena por prioridade. A coordenação pode visualizar em Disciplinas > Turmas > Relatórios > Localizar a turma e clicar na lupa azul > Aba Alunos-Solicitações. A prioridade é na seguinte sequência: 

  1. alunos do curso
  2. alunos do turno da turma
  3. alunos para os quais a disciplina é obrigatória
  4. alunos periodizados
  5. alunos em jubilamento
  6. alunos reprovados por nota
  7. alunos atrasados

O desempate acontece por número de semestres cursados (NSC) e IRA. Em caso de cursos anuais, o NSC considera anos, não semestres.

Se uma determinada disciplina possuir correquisito, o aluno precisa solicitar as duas disciplinas simultaneamente.

Se uma determinada disciplina possuir pré-requisito e o aluno não venceu, o sistema não mostrará a disciplina para o aluno.

Se o aluno já venceu toda a carga horária de disciplinas optativas do currículo ao qual pertence, o sistema não mostrará disciplinas optativas para ele.

É importante conferir a matriz curricular, correspondências e plano de adaptação do curso. Para isso, acesse o menu Cursos > Localize o currículo > Clique em Visualizar PPC. Estes dados aparecem, respectivamente na aba Matriz Curicular, Correspondências e Plano de Adaptação. Atente que:

  • Uma turma somente terá vagas para calouros se estiver no 1o período da matriz curricular;
  • Uma optativa somente dará prioridade a alunos periodizados, se tiver em algum período da matriz curricular;
  • Uma disciplina do currículo atual somente vale para um aluno do currículo antigo, se houver esse mapeamento no Plano de Adaptação;
  • Todas as turmas ofertadas para disciplinas na aba Correspondências aparecerão para os alunos na tela de matrícula, eles poderão solicitar, mas terão prioridade menor;
  • O critério de periodização se baseia no Período Atual do aluno (período atual do aluno igual ao período da disciplina na matriz curricular - o período atual dos alunos é atualizado pelo sistema todo final de semestre após o lançamento de notas). 
  • Não há quebra de pré-requisito automática;

Calouros não fazem solicitação de matrícula, pois são matriculados automaticamente em todas as turmas do 1º período de sua matriz curricular.

Last modified: Tuesday, 18 July 2023, 5:50 PM