-
Módulo 2

-

Tópico 1 - Apresentação do Módulo 2
Olá, Cursista!
Neste Módulo 2, do Curso Desenho Universal da Perspectiva da Pessoa Idosa (DUPPI), vamos refletir sobre o que significa viver bem em casa e como é possível realizar algumas mudanças para garantir autonomia e independência.
A partir da análise dos diferentes espaços de uma casa – a entrada, a sala de estar, a cozinha e lavanderia, o quarto e o banheiro –, nosso objetivo é que possa realizar melhorias em sua moradia a partir dos princípios do Desenho Universal.
No Tópico 2 – Das Experiências, partimos da situação do Sr. José, que muitos de nós já podem ter vivenciado, para refletirmos e construirmos novos conhecimentos sobre o tema em estudo.
No Tópico 3 – Sala de Estudo, o livro de estudo traz, nos capítulos iniciais, proposta de reflexão sobre como viver bem em casa. A partir da pergunta "Como posso melhorar minha moradia para alcançar mais autonomia e independência?", você explorará recomendações e dicas que promovem segurança e bem-estar para a execução das atividades cotidianas.
Nos capítulos seguintes, você será convidado a caminhar pelos diferentes ambientes da moradia para identificar potenciais riscos de acidentes e quais melhorias podem ser adotadas considerando os princípios do Desenho Universal.
No capítulo final, você conhecerá algumas tecnologias que podem ajudar no cotidiano dentro da moradia e ajudar cuidadores e familiares a monitorar a segurança de pessoas idosas.
No Tópico 4 – Vamos Praticar?, você realizará uma atividade em que colocará em prática esses novos conhecimentos. Essa é uma atividade avaliativa, valendo 20 pontos!
No Tópico 5 – Encerramento, o Professor responsável pelo conteúdo retoma a reflexão observando como a situação experimentada pelo Sr. José, no início do Módulo, pode ser evitada considerando o que foi possível aprender!
Ao concluir o Módulo 2 – Atividades da Pessoa Idosa na Moradia, espera-se que você tenha desenvolvido ou aprimorado alguns conhecimentos que possibilitem novas práticas e comportamentos:
Preparado? Vamos começar.
Lembre-se: Não há pressa! Respeite seu tempo para aprender, estude por etapas, um pouco por dia!
Próximo vídeo:
Último vídeo do módulo 2:
-

Tópico 2 - Experiências
Para começar o nosso estudo sobre Atividade da Pessoa Idosa na Moradia, observe a experiência do Sr. José:
Alguma vez, você já passou por uma situação parecida?
Além dos riscos de acidentes que podem estar presentes na moradia da pessoa idosa, muitas vezes atividades do dia a dia que, no passado, eram realizadas de forma muito fácil, hoje podem se tornar mais desafiadoras, como por exemplo, a dificuldade para se levantar do vaso sanitário após um dia cansativo ou esquecer onde colocou os medicamentos que deveriam ser tomados.
Todas essas situações, e muitas outras, podem ser melhoradas com a aplicação dos princípios do Desenho Universal na própria moradia. Por isso, neste módulo, vamos explorar como fazer isso com recomendações e dicas.
-

Tópico 3 - Sala de Estudo
-

Tópico 4 - Laboratório de Prática
Quantos conhecimentos construídos neste Módulo 2 – Atividades da Pessoa Idosa na Moradia! Para colocá-los em prática, você deve responder um conjunto de perguntas analisando os espaços de sua moradia.
Esta atividade vale 20 pontos e deve ser feita para compor sua nota final no Curso e obter o Certificado.
Vamos lá? Clique na imagem a seguir:
-


Prof. Dr. Gabriel Chemin Rosenmann
Departamento de Design (UFPR)
Olá!
Sou o Professor Gabriel e fui responsável pelo conteúdo deste Módulo 2. Neste encerramento convido você a retomar a história do Senhor José e aquelas situações cotidianas e pensar como pode ser melhorado sua qualidade de vida em sua moradia e, também, como podem ser evitados acidentes de modo simples: o escorregão no tapete que poderia levar a um problema sério pode ser evitado com tapetes antiderrapantes que se prendem ao chão ou, melhor ainda, a retirada do tapete com a adoção de um piso antiderrapante; a dificuldade de se levantar do vaso sanitário pode ser reduzida drasticamente com barras de apoio frontais e/ou laterais facilitando o sentar e levantar.
Compreendemos a importância de um lar acessível para a manutenção da independência e da qualidade de vida, permitindo que cada pessoa, como o Seu José, possa continuar a realizar suas atividades diárias com dignidade e prazer. Com o conhecimento adquirido, esperamos que você se sinta inspirado a aplicar os princípios do Desenho Universal em sua própria moradia ou na de seus entes queridos, construindo um futuro em que todos possam envelhecer com conforto e autonomia. Lembre-se, cada pequeno passo em direção à acessibilidade é um grande passo em direção a um mundo mais inclusivo para todos!
Chegando até aqui você já consegue identificar oportunidades de melhoria nos contextos dentro da moradia para além dos que citamos aqui. Porém, a vida de uma pessoa idosa é ativa, tem diversos compromissos e precisa se deslocar para diferentes espaços na cidade. Assim, como poderíamos aplicar os princípios do Desenho Universal para essas situações como pegar um ônibus, percorrer as ruas de seu bairro ou ainda acessar um serviço de forma digital? O próximo módulo vai tratar do tema no âmbito da cidade, lhe ajudando a pensar sobre ideias para tornar seus trajetos na cidade mais acessíveis e inclusivos.
-

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050/2020: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
AOTA - AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo / traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 26 (ed. especial) jan-abr. p. 1-49, 2015.
ARUP. Cities Alive Designing for ageing communities. Londres. 2019
CARLETTO, Ana Cláudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: um conceito para todos. São Paulo: Instituto Mara Gabrilli, 2008.
Centre for Excellence in Universal Design. Universal Design Guidelines For Homes in Ireland. Irlanda. 2015
FONSECA, ANTÓNIO M. Ageing in place. Envelhecimento em casa e na comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Faculdade de Educação e Psicologia Universidade Católica Portuguesa, 2021.
GAIA, Sidart. Habitações de Interesse Social para a Terceira Idade sob a Ótica dos Princípios de Acessibilidade Promovidos pelo Design Universal. Orientador: Aguinaldo dos Santos. 2015. 170f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/3510 Acesso em 2 ago 2024.
Governo do Estado de São Paulo. Desenho Universal - Habitação de Interesse Social. São Paulo. 2010
Makers Mking Change. Key Turner. Disponível em: <https://www.makersmakingchange.com/s/product/key-turner/01tJR00000068z6YAA> Acesso em 6 de agosto de 2024.
WHO - World Heath Organization. World report on ageing and health. Genève: World Health Organization. 2015.
-