-
Módulo 3

-

Tópico 1 - Apresentação do módulo
Olá, Cursista!
Neste Módulo 3, do Curso Desenho Universal da Perspectiva da Pessoa Idosa (DUPPI), vamos avançar em nosso estudo e refletir sobre a importância do Desenho Universal para tornar a cidade inclusiva, garantindo o bem-estar e qualidade de vida a todos.
No Tópico 2 – Das Experiências, vamos conhecer uma situação real vivida no espaço da cidade e, partir dela, fazer nossas reflexões sobre o tema deste módulo.
No Tópico 3 – Sala de Estudo, o material de leitura se organiza em duas partes principais: na primeira, conheceremos os fundamentos acerca do conceito de uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Na segunda parte, verificaremos exemplos práticos de elementos que compõem um ambiente urbano saudável e favorável às atividades das pessoas idosas, incluindo o acesso a edificações públicas quando da busca por serviços presenciais.
No Tópico 4 – Vamos Praticar?, novamente, você será convidado a realizar uma atividade em que coloque em prática o que pôde aprender no Módulo 3. Como nas atividades anteriores, esta também é avaliativa, valendo 20 pontos!
No Tópico 5 – Encerramento, a Professora responsável pelo conteúdo faz um resumo dos conteúdos estudados e um convite à autoavaliação do aprendizado!
Ao concluir esse Módulo 3 – Atividades da Pessoa Idosa no Contexto da Cidade, espera-se que você tenha desenvolvido ou aprimorado alguns saberes:
Você está pronto para começar mais essa etapa do estudo?
Não se apure, respeite sempre seu tempo de aprendizado. Faça um pouco por vez!
Próximo vídeo:
Último vídeo do módulo 3:
-
Tópico 2 - Experiências
Como pessoa idosa, quais são as suas experiências nos diferentes espaços da cidade? Ao se lembrar delas, você as considera mais positivas ou negativas?
Vejamos o que acontece com a Senhora Eunice.
Com este Módulo 3 – Atividades da Pessoa Idosa no Contexto da Cidade, vamos explorar a importância do Desenho Universal para construir cidades inclusivas, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Um ambiente construído que promove bem-estar deve considerar quatro pilares:

As pessoas idosas constituem um grupo heterogêneo, com diferentes níveis de autonomia física e necessidades específicas. Nesse contexto, o Desenho Universal oferece ferramentas para criar ambientes que atendam às diversas demandas desse público.
Vamos pensar e analisar como a cidade pode ser mais amigável às pessoas idosas?
-

Tópico 3 - Sala de Estudo
-
Tópico 4 - Laboratório de Prática
Vimos até aqui que o Desenho Universal, quando aplicado ao planejamento adequado dos espaços públicos, considerando o envelhecimento da população, resulta em uma cidade mais inclusivas que atende às necessidades de todos, inclusive das pessoas idosas.
Com base nesta noção e no que você aprendeu até aqui, responda às perguntas indicando a imagem do espaço urbano correto.
Esta atividade vale 20 pontos e deve ser feita para compor sua nota final no Curso e obter o Certificado. A nota mínima a ser alcança é 10 pontos e você pode fazer a atividade até 3 vezes, sendo considerada a melhor nota obtida nas tentativas.
Vamos lá? Clique na imagem a seguir:
-

Tópico 5 - Encerramento
Profa. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto
Departamento de Engenharia Mecãnica (UFPR)Olá!
Sou a Professora Maria Lucia Okimoto e fui responsável pelo conteúdo deste Módulo 3. Espero que o conteúdo que você teve contato lhe faça reconhecer as boas práticas presentes em sua cidade bem como as oportunidades de melhoria para que ela se torne verdadeiramente uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
Os desafios de mobilidade da senhora Eunice seriam bem menores se nos seus trajetos pela cidade estas práticas estivessem presentes, se os princípios de Desenho Universal fossem aplicados:
Assim, demos um direcionamento de como pensar a ideia ou conceber os projetos da cidade considerando as necessidades espaciais das pessoas.
É importante compreender o verdadeiro propósito do Desenho Universal, que consiste em melhorar o desempenho humano, a saúde e a participação social para a maior gama possível de pessoas.
Agora ela já tem uma noção mais clara do que é ter uma rota segura e confortável para a pessoa idosa na cidade: inclui desde superfícies antiderrapantes e inclinações que exigem baixo esforço físico; com corrimões sempre presentes; com sistema de sinalização considerando os variados níveis de deficiência visual; até a presença de mobiliário acessível ao longo do trajeto.
Você, assim como a Senhora Eunice, tem, por meio do Desenho Universal aplicado à cidade, uma estratégia para obter algo que já é um direito seu.
Até aqui percorremos a moradia de pessoas idosas e as rotas pela cidade e prédios públicos. Contudo, na modernidade, há ainda um outro espaço que as pessoas idosas estão circulando cada vez mais: o espaço digital. Aqui, o Desenho Universal também pode contribuir para sua autonomia, independência e qualidade de vida.
Para ajudar você a compreender o tema, no próximo módulo o curso abordará o Desenho Universal aplicado ao universo dos serviços digitais. Vamos nesta!
-
Tópico 6 - Bibliografia
ALVAREZ, Eduardo; CAMISÃO, Verónica. Guia operacional de acessibilidade para projetos em desenvolvimento urbano com critérios de desenho universal. 2007.
BRASIL. MDS. Lei nº 8.842. Política Nacional do Idoso.Brasíla, 1 edição, Reimpressão 2010. Disponível em https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/politica_idoso.pdf. Acesso 02/08/2024.
BRASIL. Lei Nº. 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 04/08/2024
BRASIL. Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito. RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 965, DE 17 DE MAIO DE 2022. Brasilia, DOU - Imprensa Nacional. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9652022.pdf.
SCOTT, Mark. Planning for age-friendly cities: edited by Mark scott. Planning Theory & Practice, v. 22, n. 3, p. 457-492, 2021.
SOARES, Beatriz Passos; MAFRA, Simone Caldas Tavares; DA SILVA, Emília Pio. A percepção das pessoas idosas sobre acessibilidade no município de Viçosa-MG. SAÚDE DINÂMICA, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2020.
-
