O aluno calouro, dentro do prazo previsto em calendário, pode fazer solicitações de equivalência para que disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso na UFPR possam ser utilizadas para a integralização do seu currículo. Para isso, o aluno deve acessar o SIGA, menu Equivalências, conforme figura abaixo.
Para solicitar uma nova equivalência, o aluno deve clicar em <Solicitar Equivalência>.
Nesta tela, o aluno deve escolher uma disciplina do currículo de seu curso no campo “Disciplina” e deve informar a Instituição de ensino na qual cursou a disciplina equivalente no campo “Instituição de ensino”. Em ambos os campos é possível digitar termo para pesquisa, uma vez que o sistema apresentará apenas uma amostra de resultados por questões de desempenho. Após, o aluno deve inserir quantos anexos forem necessários com a ementa da disciplina, clicando no botão <Adicionar Anexo> e inserindo o documento ao clicar no botão <Selecionar arquivo>. Por fim, o aluno deve inserir o histórico escolar da instituição onde cursou a disciplina, clicando no botão <Selecionar arquivo> para escolher o documento. Para confirmar a solicitação, o aluno deve clicar no botão <Solicitar>, conforme mostra a figura abaixo.
Ao finalizar, o aluno deve clicar em <Solicitar>. Este processo deve ser repetido para cada disciplina para a qual o aluno deseja obter equivalência.
Aprovação pela Coordenação:
Para analisar as solicitações de equivalência, a Coordenação deve acessar o menu Equivalências e clicar no botão <Visualizar> da solicitação a ser analisada, conforme mostra a figura abaixo.
Após adicionado o parecer, a Coordenação deverá deferir ou indeferir a solicitação de equivalência de acordo com o conteúdo do parecer anexado, clicando no botão <Indeferido> para indeferimento ou <Deferido> para deferimento, conforme mostra a figura abaixo.
Para solicitações deferidas, é necessário que a Coordenação atualize o histórico do discente para que a equivalência seja efetivamente lançada. Para isso, deve-se clicar no botão <Atualizar Histórico>, conforme mostra a figura abaixo.
Quando fizer isso, o sistema irá inserir no histórico do aluno a disciplina para a qual a equivalência foi DEFERIDA. A disciplina constará no histórico como vencida, com situação Equivalência (sem nota e sem frequência).