1_Quero desenvolver e ofertar uma Microaprendizagem

Olá! Quer produzir e ofertar uma MICROAPRENDIZAGEM. Seguem as orientações abaixo: (ou versão PDF). 

Obs: não é preciso enviar nada pela UFPR Aberta. Se tiver dúvidas envie e-mail labcipead@gmail.com


DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO ABERTA NA PLATAFORMA UFPR ABERTA - MICROAPRENDIZAGENS

PRÉ-REQUISITOS

  1. Fazer parte da comunidade UFPR (ser servidor, professor, técnico-administrativo ou estudante, com a supervisão de um docente). 
  2. Ter uma conta na plataforma da UFPR ABERTA e estar logado para solicitar a implementação de uma microaprendizagem na plataforma. 
  3. Ler as diretrizes, dentro das categorias de formação aberta, para a solicitação e implementação da microaprendizagem na plataforma e proceder com o processo de produção e implementação da microaprendizagem escolhida.  

DEFINIÇÃO

MICROAPRENDIZAGEM (Microlearning), que consiste em uma abordagem de ensino no formato de minicursos on-line focados na aquisição de conhecimentos e competências de maneira rápida e simples, em sessões de aprendizagem. 

CONCEPÇÃO E FORMATO

As MICROAPRENDIZAGENS devem seguir as seguintes especificações: 

  1. Elaboração do projeto educacional conforme template. 
  2. Formatação gráfica em blocos de conteúdo sequenciais com os títulos definidos no projeto educacional, conforme o seguinte modelo
  3. Apresentação de cada tópico do conteúdo por bloco, conforme o modelo apresentado anteriormente. 
  4. Duração da microaprendizagem: carga horária mínima de 03 horas e máxima de 08 horas. 
  5. Previsão de avaliação da aprendizagem no final da microaprendizagem para fins de obtenção do certificado. 
  6. O certificado será emitido de forma automática, por meio do plugin do Moodle, contendo as assinaturas dos parceiros (proponente - Cipead) envolvidos na proposição e produção da microaprendizagem, seguindo o template da CIPEAD. 

O LabCIPEAD fará a formatação final do certificado com os dados fornecidos pelo proponente no projeto da microaprendizagem. O proponente ficará encarregado de configurar na microaprendizagem os parâmetros para obtenção do certificado (ex.: nota mínima de aprovação, frequência e restrições). 

VALIDAÇÃO

A validação da proposta de MICROAPRENDIZAGEM compreenderá as seguintes etapas: 

  1. O proponente encaminha a solicitação assinada por ele com ciência da chefia imediata e o projeto da microaprendizagem para a caixa SEI da CIPEAD (R/PROGRAD/CIPEAD - Coordenadoria) para fins de formalização do pedido.
  2. A Cipead (setor administrativo), responsável pelo recebimento via SEI, fará a verificação dos documentos exigidos, avaliará a sua aprovação e encaminhará ao LabCipead para produção/implementação. 

PRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO                            

Após aprovação, o responsável pela microaprendizagem deverá participar de reunião com o LabCIPEAD para a discussão e definição da produção da microaprendizagem (formato, ferramentas, recursos, e identidade gráfica) e para o recebimento do espaço de implementação da microaprendizagem.  
 

Para a produção e implementação da MICROAPRENDIZAGEM, caberá ao proponente responsabilizar-se por:

  1. Produzir o conteúdo e todo o material que compõe a microaprendizagem, de acordo com as diretrizes e formato repassados pelo LabCIPEAD.  
  2. Implementar a microaprendizagem de formação aberta na plataforma da UFPR Aberta. 
  3. Avaliação periódica em relação à manutenção da microaprendizagem, seja para fins de acompanhamento e possíveis atualizações, ou para decidir sobre a continuidade ou não desta na plataforma (essa decisão precisa ser feita no início do respectivo ano de oferta).  
  4. Prever a avaliação de reação para a microaprendizagem. 

 
 
 



Última atualização: Tuesday, 13 Sep 2022, 13:31