Imagem do curso Programa Fall TIPS de prevenção de quedas hospitalares
MOOC

Objetivo  Apresentar o programa Fall TIPS Brasil, um programa de prevenção de quedas baseado no engajamento de profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes desde a avaliação de risco, o planejamento de ações preventivas e o seu monitoramento.
Carga horária – 20 horas.
Público-alvo Profissionais de saúde e estudantes de cursos da área da saúde que tenham interesse na implementação do programa Fall TIPS Brasil em unidades de internação em hospitais.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Prevenção de quedas hospitalares; Conceitos sobre o programa Fall TIPS;  Engajamento e co-produção de cuidados em saúde; Etapas do programa Fall TIPS; O papel e ferramentas dos champions no Fall TIPS; As ferramentas utilizadas pelo champion; O papel e ferramentas dos líderes no Fall TIPS; O papel dos pacientes e acompanhantes no Fall TIPS.

Imagem do curso Atenção à pessoa idosa: aspectos introdutórios
MOOC
Objetivo - Apresentar os aspectos introdutórios para atenção à saúde da pessoa idosa. 
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos/ tecnológos e bacharéis), alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde. 
Carga horária - 96 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos, com 24 horas cada um.  
Conteúdos - Fundamentos em Geriatria e Gerontologia: conceitos, princípios e aplicabilidade; Envelhecimento Populacional; Envelhecimento Humano; Síndromes Geriátricas: contextualização.


Imagem do curso Lesão por pressão na pessoa idosa: cuidado de enfermagem à luz da teoria de Margaret Newman
MOOC
Objetivo - Demonstrar a atuação do enfermeiro no cenário de feridas com foco em lesão por pressão na pessoa idosa a luz da teoria da expansão da consciência.
Carga horária - 50 horas. 
Público-alvo - Enfermeiros, alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 2 (dois) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Avaliação e fatores de risco para lesão por pressão na pessoa idosa; Prevenção e tratamento de lesão por pressão na pessoa idosa.

Imagem do curso Formação para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
MOOC

Objetivo - Construir conhecimentos conceituais e pedagógicos de Astronomia para o ensino de Ciências do Ensino Fundamental.
Público-alvo - Professores do Ensino Fundamental que atuam com o componente curricular de Ciências; Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Acadêmicos dos cursos de Licenciatura, em especial Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Pedagogia; Pós-Graduandos da área de Educação e Ensino.
Carga horária – 26 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – História da Astronomia; Concepções alternativas na aprendizagem de Astronomia; Sistema Solar; Estações do ano; Eclipses; Fases da Lua; Movimento aparente do Sol; Constelações; Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Astronomia na sala de aula.


Imagem do curso Vigilância à COVID-19 no ambiente de ensino
MOOC

Objetivo - Capacitar os coordenadores para a sistematização da vigilância epidemiológica da COVID-19 no ambiente acadêmico.
Público-alvo - Gestores de instituições de ensino, coordenadores de curso em instituições de ensino e docentes.
Carga horária – 33 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Teoria e prática de ações de vigilância epidemiológica à COVID-19; Análise do contexto da pandemia da COVID-19 e da realidade das instituições de ensino durante este período; Ações propostas por órgãos oficiais de saúde e educação, a respeito das medidas de proteção da doença com a realidade local de instituições de ensino superior; Orientações sobre o uso de ferramentas de gerenciamento para sistematização das ações. 


Imagem do curso Continuidade do Cuidado na Alta Hospitalar
MOOC

Objetivo - Proporcionar a compreensão e a reflexão dos aspectos que envolvem a continuidade do cuidado na alta hospitalar, estimulando e instrumentalizando os enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Paraná para o fortalecimento de estratégias na continuidade do cuidado na alta hospitalar. 
Público-alvo - Enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Paraná.  
Carga horária – 40 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Estudo sobre aspectos introdutórios da transição e continuidade do cuidado na alta hospitalar; Características e dimensões da continuidade do cuidado; e Estratégias usadas por enfermeiros para a instrumentalização da continuidade do cuidado.


Imagem do curso Educação em Saúde no Ensino das Ciências
MOOC
Objetivo - Contribuir com a formação de professores, estimulando o conhecimento e a reflexão sobre a natureza e os objetivos da educação em saúde na escola, abordando e refletindo sobre a importância, papel e metodologias de práticas interdisciplinares para os processos de alfabetização científica em temas de saúde. 
Carga horária - 40 horas. 
Público-alvo - Professores da Educação Básica do componente curricular Ciências (Ensino Fundamental) ou Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia do Ensino Médio); acadêmicos de cursos de Licenciatura das áreas de Ciências da Natureza e do curso de Pedagogia e alunos de Pós-Graduação na área de Educação ou Ensino.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3 (três) módulos de conteúdo. 
Conteúdos - Educação em Saúde; Limites e possibilidades do desenvolvimento da educação em saúde na escola, no Ensino das Ciências; Panorama da educação em saúde no contexto escolar; Uma perspectiva genuinamente pedagógica para a Educação em Saúde; A construção de conhecimentos na educação científica; A educação em saúde como exemplo de atividade de alfabetização científica; Educação em saúde e a pesquisa na escola; Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade; Tópicos atuais e polêmicos envolvendo ciência e saúde.

Imagem do curso Gestão Lean na Construção Civil/Turma B
MOOC

Objetivo - Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.  
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil. 


Imagem do curso Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web -IDWEB
MOOC

Objetivo - Disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais que tenham um conhecimento básico sobre o Desenvolvimento de Aplicações Web.
Público-alvo - Estudantes do último ano do ensino médio/técnico. estudantes que iniciaram o ensino superior e profissionais da área de TI. 
Carga horária – 30 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Introdução ao desenvolvimento aplicações Web; Linguagem de Estilos em Cascata – CSS; Linguagem Javascript; Biblioteca jQuery; Linguagem SQL; Rest e MVC.


Imagem do curso Noções Práticas em Educação Aberta
MOOC

Objetivo – Apresentar os conceitos sobre educação aberta, associando-os aos Recursos Educacionais Abertos, despertando o interesse pela inserção da temática no exercício profissional/acadêmico ou mesmo como cidadão.
Público-alvo - Professores em geral e outras comunidades que tenham interesse em educação e em recursos educacionais abertos.
Carga horária – 20 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Educação Aberta — conceitos, características e desafios; Teorias da aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos (REA); MOOCs; Direitos autorais e licenças de uso.



Imagem do curso Fortalecimento das instituições de longa permanência para idosos (ILPI): combate à pandemia covid-19
MOOC

Objetivo – Promover socialização de conhecimentos científicos sobre envelhecimento, pessoas idosas e instituições de longa permanência, promovendo biossegurança e prevenção da COVID-19.
Público-alvo - Cuidadores de idosos, estudantes, idosos, profissionais, interessados na temática.
Carga horária – 80 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 8 (oito) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O envelhecimento e as ILPI; Equipe, biossegurança e gestão da ILPI; Especificidades do coronavirus: risco para idosos; COVID-19: sinais, sintomas e detecção em idosos; Prevenção e controle da COVID-19 nas ILPI; Notificação da COVID-19; Ambiente seguro na ILPI: biossegurança, quedas e iatrogenias; Tópicos relevantes no cuidado com o idoso.


Imagem do curso Acessibilidade nas Práticas Docentes
MOOC

Objetivo – Proporcionar à comunidade interna da UFPR uma visão acerca dos conceitos, políticas e diretrizes sobre acessibilidade no ambiente institucional, a fim de promover competências para o planejamento e a potencialização de práticas educativas inclusivas que atendam as demandas dos alunos com deficiência. 
Público-alvo - Servidores da UFPR e comunidade externa. 
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Acessibilidade; Acessibilidade e a inclusão na UFPR Virtual; Tecnologia Assistiva; Acessibilidade no Moodle. 


Imagem do curso Gestão Lean na Construção Civil
MOOC

Objetivo - Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.  
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil. 

Imagem do curso H5P: produzindo vídeos interativos - Aberto
MOOC

Objetivo – Conhecer as possibilidades instrumentais para a criação de vídeo interativo com a ferramenta H5P no AVA da UFPR. 
Público-alvo - Servidores docentes e técnico-administrativos da UFPR. 
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Como utilizar o H5P no Moodle; Conheça o Vídeo interativo do H5P (o "Interactive Video"); Como inserir hiperlinks no Vídeo Interativo; Como criar perguntas e respostas no Vídeo Interativo; Como inserir Revisão de Conteúdo (o "Summary Task") no final do Vídeo Interativo; Como avaliar atividades com o H5P.

Imagem do curso Introdução aos Telhados Verdes
MOOC

Objetivo – Apresentar conceitos sobre telhados verdes, como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade, instigando o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura.
Público-alvo - Professores, estudantes, profissionais da Construção Civil e comunidade em geral.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que são os Telhados Verdes; Para que servem os Telhados Verdes; Como fazer um Telhado Verde; Nossas pesquisas sobre os Telhados Verdes.

 

 


Imagem do curso Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa Hospitalizada
MOOC

Objetivo – Conhecer os conceitos de avaliação multidimensional, os domínios, principais instrumentos para avaliação, cuidados e intervenções de enfermagem e os benefícios da avaliação para a pessoa idosa hospitalizada.
Carga horária – 80 horas.
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos, tecnólogos e bacharéis), estudantes da graduação e pós-graduação das ciências da saúde e outros interessados.  
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito da avaliação multidimensional; Domínios da avaliação multidimensional e instrumentos/estratégias para avaliação; Diagnósticos, intervenções de enfermagem e resultados esperados direcionados aos domínios da avaliação multidimensional; Contribuições da avaliação multidimensional para a pessoa idosa hospitalizada.  

Imagem do curso Avaliação e Seleção de Recursos Educacionais Digitais para Práticas Docentes
MOOC

Objetivos – Conhecer os parâmetros para a avaliação e seleção de recursos educacionais; identificar diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação para uso nas práticas docentes; e, criar ou selecionar recursos educacionais digitais em plataforma on-line gratuita.
Carga horária – 20 horas.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico, Estudantes de Curso de Licenciatura em Geral, Professores do Ensino Superior.  
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – As diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e os Recursos Educacionais Digitais; Os recursos do tipo Folhinhas de atividades e Folhinhas de atividades digitais; A plataforma Liveworksheets; Método para avaliação e seleção de REDs proposto pelo CIEB; Métodos de seleção de RED.