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         Os cursos, a seguir, foram elaborados por docentes e técnicos da UFPR com apoio financeiro do convênio da Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (RENAFOR) e são destinados à formação continuada dos professores da educação básica.

         Tratam-se de 9 cursos abertos com carga horária de 30h cada e certificação.

          Para se inscrever nos cursos, você deve, primeiro, fazer o seu cadastrado na UFPR Aberta e a sua autoinscrição no curso desejado. (link de acesso)

          Bons estudos!


Imagem do curso Práticas restaurativas na educação para a cidadania
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo - Demonstrar que a Justiça Restaurativa pode ser utilizada pela comunidade escolar, dentro desse ambiente, como forma alternativa para a solução de conflitos, causando menos danos aos envolvidos, além de facilitadora de uma educação para a cidadania.
Público-alvo - Docentes e pedagogos da educação básica.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Ética e Cidadania no Espaço Escolar. Conflitos no Ambiente Escolar: apresentação de pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Curitiba. Conceitos de Justiça Restaurativa. Mediação de Conflitos na Escola.


Imagem do curso Matemática, Português e Sociedade: diálogos possíveis
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Criar propostas de ensino de leitura e escrita em função das relações dinâmicas entre as disciplinas, Matemática e Português, relacionando-as aos problemas da sociedade. 
Público-alvo -  Docentes da Educação Básica que atuam nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. 
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Linguagem, Educação Matemática e Gênero. Linguagem, Educação Matemática e Sexualidades. Linguagem, Educação Matemática e Meio Ambiente. Linguagem, Educação Matemática e relações étnico-raciais e sociais.


Imagem do curso História da educação dos surdos 
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Buscar conhecimentos nos acontecimentos da história da educação dos surdos desde os primeiros registros até a fundação da primeira escola de surdos do Brasil.
Público-alvo -  Professores/as; estudantes (do Ensino Médio a Pós-graduação); comunidade surda e comunidade em geral.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria e está estruturado em três módulos bilíngues (Libras e Língua Portuguesa) para garantir acessibilidade linguística ao público surdo. 
Conteúdos - A importância de conhecer a história da educação dos surdos; Cronologia da história dos surdos; Apontamentos sobre surdos da Antiguidade a Idade Média; Primeiras iniciativas e métodos na educação dos surdos na Idade Moderna; Charles L’Épée e a criação da primeira escola pública de surdos do mundo; Ferdinand Berthier: organização da comunidade surda e semente no movimento surdo; Ascensão de discípulos surdos e aliados ao mundo em defesa de língua de sinais; Edouard Huet e a fundação da primeira escola de surdos no Brasil; Primeiros estudantes surdos no INES e a publicação do primeiro dicionário de língua de sinais. 


Imagem do curso Curso básico de Braille e tecnologia assistiva
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Ensinar e incentivar a escrita e leitura do Braille na Língua Portuguesa; Apresentar tecnologia assistiva utilizada para o aprendizado de estudantes com deficiência visual e com baixa visão.
Público-alvo -  Profissionais que atuam na área de Educação.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  A história de Louis Braille e o desenvolvimento do código Braille; Desenvolvimento do Braille no Brasil; O alfabeto Braille; Escrita e leitura do Braille: acentos, pontuação e símbolos especiais; Código matemático Braille; Apresentação dos programas: Braille Fácil, DOSVOX e NVDA.


Imagem do curso Curso básico de solos para professores do Ensino Fundamental e Médio
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Atualizar os(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio a respeito dos aspectos básicos do conhecimento de solos e sua relação com o uso urbano e rural, considerando a realidade do ensino na sala de aula, bem como disponibilizar ferramentas didáticas existentes para a educação em solos.
Público-alvo -  Professores(as) da Educação Básica (ensino fundamental, médio e técnico).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Serviços ecossistêmicos do solo; Composição e poluição do solo; Perfil do solo; Morfologia do solo; Principais classes de solos no Brasil.


Imagem do curso História da Ciência na escola: em busca do diálogo entre a cultura científica e a cultura humanista
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Compreender aspectos históricos do desenvolvimento do pensamento científico, a pertinência e as aplicações desses conhecimentos em distintos contextos e ações educativas.
Público-alvo -  Professores da Educação Básica (Química, Física, Matemática, Biologia, História, Sociologia e Ciências).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Interfaces entre a história da Ciência e o ensino: Química de Guerra; Cinema e Ciência; Mulheres e Ciência; Aparatos e Tecno logia; Ciências do Sul.


Imagem do curso Metodologias ativas no ensino de Biologia
Cursos para Docentes da Educação Básica

Objetivo -  Compreender como a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, utilizando o tema gerador Água, pode possibilitar uma prática pedagógica para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. 
Público-alvo -  Professores(as) de Biologia; Acadêmicos(as) de Licenciatura em Ciências Biológicas; Pós-graduandos da área de Educação e Ensino.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Metodologias Ativas; Sala de aula Invertida; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs); Práticas Pedagógicas no Ensino de Biologia. 


Imagem do curso Corpos negros na Educação
Cursos para Docentes da Educação Básica
Objetivo - Analisar formas de se pensar os corpos dissidentes, especialmente negros, por meio das lentes da Educação Física, de modo a promover o respeito a diferença nos espaços escolares.
Público-alvo - Pessoas interessadas em refletir sobre o corpo negro na Educação, especialmente, docentes da Educação Física.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Biologicismo e racismo; Limitações da abordagem desenvolvimentista sobre os corpos; Assujeitamento dos corpos tidos como insólitos no esporte brasileiro; Impactos da “exclusão precoce” sofrida por esses corpos; Processo de invisibilização sofrido pela população negra e indígena na educação brasileira; Potenciais de aplicação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos na educação.
Imagem do curso Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental do REBIMAR
Cursos para Docentes da Educação Básica
Objetivo - Abordar temáticas interdisciplinares que dialoguem com as práticas educativas e contextuais do litoral paranaense em diversos momentos, por meio da realização de uma introdução sobre o tema da Educação Ambiental na educação, aspectos geográficos, sociais e culturais do litoral do Paraná e da apresentação das ferramentas de gestão da região costeira e a atuação do Programa REBIMAR.
Público-alvo - Professores da educação básica da rede pública, de preferência nas áreas de atuação do programa REBIMAR, com enfoque na região litorânea paranaense.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Educação Ambiental; Litoral do Paraná: Concentração da biodiversidade; A dinâmica sedimentar no litoral do Paraná; Década dos Oceanos:  Por que uma década da ciência oceânica? O que a década alcançará? Qual o processo? Gerenciamento Ambiental. MarBrasil. Rebimar. O que são recifes artificiais? A evolução dos recifes artificiais.