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         Os cursos, a seguir, foram elaborados por docentes e técnicos da UFPR com apoio financeiro do convênio da Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (RENAFOR) e são destinados à formação continuada dos professores da educação básica.

         Tratam-se de 9 cursos abertos com carga horária de 30h cada e certificação.

          Para se inscrever nos cursos, você deve, primeiro, fazer o seu cadastrado na UFPR Aberta e a sua autoinscrição no curso desejado. (link de acesso)

          Bons estudos!


Práticas restaurativas na educação para a cidadania

Práticas restaurativas na educação para a cidadania

Objetivo - Demonstrar que a Justiça Restaurativa pode ser utilizada pela comunidade escolar, dentro desse ambiente, como forma alternativa para a solução de conflitos, causando menos danos aos envolvidos, além de facilitadora de uma educação para a cidadania.
Público-alvo - Docentes e pedagogos da educação básica.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Ética e Cidadania no Espaço Escolar. Conflitos no Ambiente Escolar: apresentação de pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Curitiba. Conceitos de Justiça Restaurativa. Mediação de Conflitos na Escola.


Matemática, Português e Sociedade: diálogos possíveis

Matemática, Português e Sociedade: diálogos possíveis

Objetivo -  Criar propostas de ensino de leitura e escrita em função das relações dinâmicas entre as disciplinas, Matemática e Português, relacionando-as aos problemas da sociedade. 
Público-alvo -  Docentes da Educação Básica que atuam nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. 
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Linguagem, Educação Matemática e Gênero. Linguagem, Educação Matemática e Sexualidades. Linguagem, Educação Matemática e Meio Ambiente. Linguagem, Educação Matemática e relações étnico-raciais e sociais.


História da educação dos surdos 

História da educação dos surdos 

Objetivo -  Buscar conhecimentos nos acontecimentos da história da educação dos surdos desde os primeiros registros até a fundação da primeira escola de surdos do Brasil.
Público-alvo -  Professores/as; estudantes (do Ensino Médio a Pós-graduação); comunidade surda e comunidade em geral.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria e está estruturado em três módulos bilíngues (Libras e Língua Portuguesa) para garantir acessibilidade linguística ao público surdo. 
Conteúdos - A importância de conhecer a história da educação dos surdos; Cronologia da história dos surdos; Apontamentos sobre surdos da Antiguidade a Idade Média; Primeiras iniciativas e métodos na educação dos surdos na Idade Moderna; Charles L’Épée e a criação da primeira escola pública de surdos do mundo; Ferdinand Berthier: organização da comunidade surda e semente no movimento surdo; Ascensão de discípulos surdos e aliados ao mundo em defesa de língua de sinais; Edouard Huet e a fundação da primeira escola de surdos no Brasil; Primeiros estudantes surdos no INES e a publicação do primeiro dicionário de língua de sinais. 


Curso básico de Braille e tecnologia assistiva

Curso básico de Braille e tecnologia assistiva

Objetivo -  Ensinar e incentivar a escrita e leitura do Braille na Língua Portuguesa; Apresentar tecnologia assistiva utilizada para o aprendizado de estudantes com deficiência visual e com baixa visão.
Público-alvo -  Profissionais que atuam na área de Educação.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  A história de Louis Braille e o desenvolvimento do código Braille; Desenvolvimento do Braille no Brasil; O alfabeto Braille; Escrita e leitura do Braille: acentos, pontuação e símbolos especiais; Código matemático Braille; Apresentação dos programas: Braille Fácil, DOSVOX e NVDA.


Curso básico de solos para professores do Ensino Fundamental e Médio

Curso básico de solos para professores do Ensino Fundamental e Médio

Objetivo -  Atualizar os(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio a respeito dos aspectos básicos do conhecimento de solos e sua relação com o uso urbano e rural, considerando a realidade do ensino na sala de aula, bem como disponibilizar ferramentas didáticas existentes para a educação em solos.
Público-alvo -  Professores(as) da Educação Básica (ensino fundamental, médio e técnico).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Serviços ecossistêmicos do solo; Composição e poluição do solo; Perfil do solo; Morfologia do solo; Principais classes de solos no Brasil.


História da Ciência na escola: em busca do diálogo entre a cultura científica e a cultura humanista

História da Ciência na escola: em busca do diálogo entre a cultura científica e a cultura humanista

Objetivo -  Compreender aspectos históricos do desenvolvimento do pensamento científico, a pertinência e as aplicações desses conhecimentos em distintos contextos e ações educativas.
Público-alvo -  Professores da Educação Básica (Química, Física, Matemática, Biologia, História, Sociologia e Ciências).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Interfaces entre a história da Ciência e o ensino: Química de Guerra; Cinema e Ciência; Mulheres e Ciência; Aparatos e Tecno logia; Ciências do Sul.


Metodologias ativas no ensino de Biologia

Metodologias ativas no ensino de Biologia

Objetivo -  Compreender como a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, utilizando o tema gerador Água, pode possibilitar uma prática pedagógica para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. 
Público-alvo -  Professores(as) de Biologia; Acadêmicos(as) de Licenciatura em Ciências Biológicas; Pós-graduandos da área de Educação e Ensino.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos -  Metodologias Ativas; Sala de aula Invertida; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs); Práticas Pedagógicas no Ensino de Biologia. 


Corpos negros na Educação

Corpos negros na Educação

Objetivo - Analisar formas de se pensar os corpos dissidentes, especialmente negros, por meio das lentes da Educação Física, de modo a promover o respeito a diferença nos espaços escolares.
Público-alvo - Pessoas interessadas em refletir sobre o corpo negro na Educação, especialmente, docentes da Educação Física.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Biologicismo e racismo; Limitações da abordagem desenvolvimentista sobre os corpos; Assujeitamento dos corpos tidos como insólitos no esporte brasileiro; Impactos da “exclusão precoce” sofrida por esses corpos; Processo de invisibilização sofrido pela população negra e indígena na educação brasileira; Potenciais de aplicação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos na educação.

Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental do REBIMAR

Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental do REBIMAR

Objetivo - Abordar temáticas interdisciplinares que dialoguem com as práticas educativas e contextuais do litoral paranaense em diversos momentos, por meio da realização de uma introdução sobre o tema da Educação Ambiental na educação, aspectos geográficos, sociais e culturais do litoral do Paraná e da apresentação das ferramentas de gestão da região costeira e a atuação do Programa REBIMAR.
Público-alvo - Professores da educação básica da rede pública, de preferência nas áreas de atuação do programa REBIMAR, com enfoque na região litorânea paranaense.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Educação Ambiental; Litoral do Paraná: Concentração da biodiversidade; A dinâmica sedimentar no litoral do Paraná; Década dos Oceanos:  Por que uma década da ciência oceânica? O que a década alcançará? Qual o processo? Gerenciamento Ambiental. MarBrasil. Rebimar. O que são recifes artificiais? A evolução dos recifes artificiais.