Objetivo - Demonstrar que a Justiça Restaurativa pode ser
utilizada pela comunidade escolar, dentro desse ambiente, como forma
alternativa para a solução de conflitos, causando menos danos aos envolvidos,
além de facilitadora de uma educação para a cidadania.
Público-alvo - Docentes e pedagogos da educação básica.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3
(três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Ética e Cidadania no Espaço Escolar. Conflitos
no Ambiente Escolar: apresentação de pesquisa realizada em um colégio da rede
estadual de Curitiba. Conceitos de Justiça Restaurativa. Mediação de Conflitos
na Escola.
Objetivo - Criar propostas de ensino de leitura e escrita em função
das relações dinâmicas entre as disciplinas, Matemática e Português,
relacionando-as aos problemas da sociedade.
Público-alvo - Docentes da Educação Básica que
atuam nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3
(três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Linguagem, Educação Matemática e Gênero.
Linguagem, Educação Matemática e Sexualidades. Linguagem, Educação Matemática e
Meio Ambiente. Linguagem, Educação Matemática e relações étnico-raciais e
sociais.
Objetivo - Buscar conhecimentos nos acontecimentos da história da educação dos surdos desde os primeiros registros até a fundação da primeira escola de surdos do Brasil.
Público-alvo - Professores/as; estudantes (do Ensino Médio a Pós-graduação); comunidade surda e comunidade em geral.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria e está estruturado em três módulos bilíngues (Libras e Língua Portuguesa) para garantir acessibilidade linguística ao público surdo.
Conteúdos - A importância de conhecer a história da educação dos
surdos; Cronologia da história dos surdos; Apontamentos sobre surdos da
Antiguidade a Idade Média; Primeiras iniciativas e métodos na educação dos
surdos na Idade Moderna; Charles L’Épée e a criação da primeira escola pública
de surdos do mundo; Ferdinand Berthier: organização da comunidade surda e
semente no movimento surdo; Ascensão de discípulos surdos e aliados ao mundo em
defesa de língua de sinais; Edouard Huet e a fundação da primeira escola de
surdos no Brasil; Primeiros estudantes surdos no INES e a publicação do
primeiro dicionário de língua de sinais.
Objetivo - Ensinar e incentivar a escrita e leitura do Braille na Língua Portuguesa; Apresentar tecnologia assistiva utilizada para o aprendizado de estudantes com deficiência visual e com baixa visão.
Público-alvo - Profissionais que atuam na área de Educação.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - A história de Louis Braille e o desenvolvimento do código Braille; Desenvolvimento do Braille no Brasil; O alfabeto Braille; Escrita e leitura do Braille: acentos, pontuação e símbolos especiais; Código matemático Braille; Apresentação
dos programas: Braille Fácil, DOSVOX e NVDA.
Objetivo - Atualizar os(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio a respeito dos aspectos básicos do conhecimento de solos e sua relação com o uso urbano e rural, considerando a realidade do ensino na sala de aula, bem como disponibilizar
ferramentas didáticas existentes para a educação em solos.
Público-alvo - Professores(as) da Educação Básica (ensino fundamental, médio e técnico).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Serviços ecossistêmicos do solo; Composição e poluição do solo; Perfil do solo; Morfologia do solo; Principais classes de solos no Brasil.
Objetivo - Compreender aspectos históricos do desenvolvimento do pensamento científico, a pertinência e as aplicações desses conhecimentos em distintos contextos e ações educativas.
Público-alvo - Professores da Educação Básica (Química, Física, Matemática, Biologia, História, Sociologia e Ciências).
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Interfaces entre a história da Ciência e o ensino: Química de Guerra; Cinema e Ciência; Mulheres e Ciência; Aparatos e Tecno
logia; Ciências do Sul.
Objetivo - Compreender como a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, utilizando o tema gerador Água,
pode possibilitar uma prática pedagógica
para a disciplina de Biologia no Ensino Médio.
Público-alvo - Professores(as) de Biologia; Acadêmicos(as) de Licenciatura em Ciências Biológicas; Pós-graduandos da área de Educação e Ensino.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Metodologias Ativas; Sala de aula Invertida; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs); Práticas Pedagógicas no Ensino de
Biologia.
Público-alvo - Pessoas interessadas em refletir sobre o corpo negro na Educação, especialmente, docentes da Educação Física.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Biologicismo e racismo; Limitações da abordagem desenvolvimentista sobre os corpos; Assujeitamento dos corpos tidos como insólitos no esporte brasileiro; Impactos da “exclusão precoce” sofrida por esses corpos; Processo de invisibilização sofrido pela população negra e indígena na educação brasileira; Potenciais de aplicação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos na educação.
Público-alvo - Professores da educação básica da rede pública, de preferência nas áreas de atuação do programa REBIMAR, com enfoque na região litorânea paranaense.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Educação Ambiental; Litoral do Paraná: Concentração da biodiversidade; A dinâmica sedimentar no litoral do Paraná; Década dos Oceanos: Por que uma década da ciência oceânica? O que a década alcançará? Qual o processo? Gerenciamento Ambiental. MarBrasil. Rebimar. O que são recifes artificiais? A evolução dos recifes artificiais.