Opções de inscrição
Imagem do curso Corpos negros na Educação
Cursos para Docentes da Educação Básica
Objetivo - Analisar formas de se pensar os corpos dissidentes, especialmente negros, por meio das lentes da Educação Física, de modo a promover o respeito a diferença nos espaços escolares.
Público-alvo - Pessoas interessadas em refletir sobre o corpo negro na Educação, especialmente, docentes da Educação Física.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Biologicismo e racismo; Limitações da abordagem desenvolvimentista sobre os corpos; Assujeitamento dos corpos tidos como insólitos no esporte brasileiro; Impactos da “exclusão precoce” sofrida por esses corpos; Processo de invisibilização sofrido pela população negra e indígena na educação brasileira; Potenciais de aplicação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos na educação.
Público-alvo - Pessoas interessadas em refletir sobre o corpo negro na Educação, especialmente, docentes da Educação Física.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria, organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Biologicismo e racismo; Limitações da abordagem desenvolvimentista sobre os corpos; Assujeitamento dos corpos tidos como insólitos no esporte brasileiro; Impactos da “exclusão precoce” sofrida por esses corpos; Processo de invisibilização sofrido pela população negra e indígena na educação brasileira; Potenciais de aplicação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos na educação.