Opções de inscrição
Objetivo - Buscar conhecimentos nos acontecimentos da história da educação dos surdos desde os primeiros registros até a fundação da primeira escola de surdos do Brasil.
Público-alvo - Professores/as; estudantes (do Ensino Médio a Pós-graduação); comunidade surda e comunidade em geral.
Carga horária - 30 horas.
Metodologia - O curso é sem tutoria e está estruturado em três módulos bilíngues (Libras e Língua Portuguesa) para garantir acessibilidade linguística ao público surdo.
Conteúdos - A importância de conhecer a história da educação dos
surdos; Cronologia da história dos surdos; Apontamentos sobre surdos da
Antiguidade a Idade Média; Primeiras iniciativas e métodos na educação dos
surdos na Idade Moderna; Charles L’Épée e a criação da primeira escola pública
de surdos do mundo; Ferdinand Berthier: organização da comunidade surda e
semente no movimento surdo; Ascensão de discípulos surdos e aliados ao mundo em
defesa de língua de sinais; Edouard Huet e a fundação da primeira escola de
surdos no Brasil; Primeiros estudantes surdos no INES e a publicação do
primeiro dicionário de língua de sinais.