2_Quero desenvolver e ofertar um MOOC

Olá! Quer produzir e ofertar um MOOC? Seguem as orientações abaixo: (ou versão PDF)

Obs: não é preciso enviar nada pela UFPR Aberta. Se tiver dúvidas envie e-mail labcipead@gmail.com


DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO ABERTA NA PLATAFORMA UFPR ABERTA - MOOCs 

PRÉ-REQUISITOS

  1. Fazer parte da comunidade UFPR (ser servidor, professor, técnico-administrativo ou estudante, desde que sob a supervisão de um docente). 
  2. Ter uma conta na plataforma da UFPR ABERTA e estar logado para solicitar a implementação de um curso na plataforma. 
  3. Ler as diretrizes, dentro das categorias de formação aberta, para a solicitação e implementação do curso na plataforma e proceder com o processo de produção e implementação do curso escolhido. 

DEFINIÇÃO 

Os MOCCS (Massive Open On-line Course) são cursos abertos, em geral ofertados por instituições acadêmicas de forma gratuita, sem pré-requisitos de formação para o participante e com emissão de certificados. 

CONCEPÇÃO E FORMATO

Os MOCCS devem seguir as seguintes especificações:

  1. Elaboração do projeto educacional, conforme template. 
  2. Formatação gráfica em blocos de conteúdo estruturados em módulos de estudo estabelecidos no projeto educacional, conforme o seguinte modelo.
  3. Apresentação de um módulo por bloco, conforme o modelo apresentado anteriormente. 
  4. Duração do curso com carga horária mínima de 20 horas e máxima desde que não ultrapasse a carga horária prevista dos cursos de aperfeiçoamento e especialização. 
  5. Previsão de avaliação da aprendizagem no decorrer dos módulos, de forma somativa, ou ao final do curso para fins de certificação. 
  6. O certificado será emitido de forma automática, por meio do plugin do Moodle, contendo as assinaturas dos parceiros (proponente e CIPEAD) envolvidos na proposição e produção do curso, seguindo o template da CIPEAD e configurado na plataforma UFPR Aberta pelo LabCIPEAD. 

O LabCIPEAD fará a formatação final do certificado com os dados fornecidos pelo proponente no projeto da microaprendizagem. O proponente ficará encarregado de configurar na microaprendizagem os parâmetros para obtenção do certificado (ex.: nota mínima de aprovação, frequência e restrições). 

VALIDAÇÃO

A validação da proposta de MOOC compreenderá as seguintes etapas: 

  1. O proponente encaminha a solicitação assinada por ele com ciência da chefia imediata e o projeto do MOOC para a caixa SEI da CIPEAD (R/PROGRAD/CIPEAD - Coordenadoria) para fins de formalização do pedido. 
  2. A unidade administrativa da CIPEAD, responsável pelo recebimento via SEI, fará a verificação dos documentos exigidos, avaliará a proposta para aprovação e encaminhará ao LabCIPEAD. 

PRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Após aprovação, o responsável pelo curso deverá participar de reunião com o LabCIPEAD para a discussão e definição da produção do curso (formato, ferramentas, recursos e identidade gráfica) e para o recebimento do espaço de implementação do curso.  

Para a produção e implementação do curso, caberá ao proponente responsabilizar-se por: 
  1. Produzir o conteúdo e todo o material que compõe o curso, de acordo com as diretrizes e formato repassados pelo LabCIPEAD.  
  2. Implementar o curso de formação aberta na plataforma da UFPR Aberta. 
  3. Avaliação periódica em relação à manutenção do curso, seja para fins de acompanhamento e possíveis atualizações, ou para decidir sobre a continuidade ou não deste na plataforma (essa decisão precisa ser feita no início do respectivo ano de oferta). 
  4. Prever a avaliação de reação para o curso. 


Última atualização: Tuesday, 13 Sep 2022, 13:37