Carga horária – 20 horas.
Público-alvo - Profissionais de saúde e estudantes de cursos da área da saúde que tenham interesse na implementação do programa Fall TIPS Brasil em unidades de internação em hospitais.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Prevenção de quedas hospitalares; Conceitos sobre o programa Fall TIPS; Engajamento e co-produção de cuidados em saúde; Etapas do programa Fall TIPS; O papel e ferramentas dos champions no Fall TIPS; As ferramentas utilizadas pelo champion; O papel e ferramentas dos líderes no Fall TIPS; O papel dos pacientes e acompanhantes no Fall TIPS.
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos/ tecnológos e bacharéis), alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
Carga horária - 96 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos, com 24 horas cada um.
Conteúdos - Fundamentos em Geriatria e Gerontologia: conceitos, princípios e aplicabilidade; Envelhecimento Populacional; Envelhecimento Humano; Síndromes Geriátricas: contextualização.
Carga horária - 50 horas.
Público-alvo - Enfermeiros, alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 2 (dois) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Avaliação e fatores de risco para lesão por pressão na pessoa idosa; Prevenção e tratamento de lesão por pressão na pessoa idosa.
Objetivo - Construir
conhecimentos conceituais e pedagógicos de Astronomia para o ensino de Ciências
do Ensino Fundamental.
Público-alvo - Professores
do Ensino Fundamental que atuam com o componente curricular de Ciências; Professores
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Acadêmicos dos cursos de Licenciatura,
em especial Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Pedagogia; Pós-Graduandos da
área de Educação e Ensino.
Carga horária – 26 horas.
Metodologia - O curso é
autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – História
da Astronomia; Concepções alternativas na aprendizagem de Astronomia; Sistema
Solar; Estações do ano; Eclipses; Fases da Lua; Movimento aparente do Sol; Constelações;
Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Astronomia na sala de aula.
Objetivo - Capacitar
os coordenadores para a sistematização da vigilância epidemiológica da COVID-19
no ambiente acadêmico.
Público-alvo - Gestores de
instituições de ensino, coordenadores de curso em instituições de ensino e
docentes.
Carga horária – 33 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 3 (três) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Teoria
e prática de ações de vigilância epidemiológica à COVID-19; Análise do contexto
da pandemia da COVID-19 e da realidade das instituições de ensino durante este
período; Ações propostas por órgãos oficiais de
saúde e educação, a respeito das medidas de proteção da doença com a realidade
local de instituições de ensino superior; Orientações sobre o uso de
ferramentas de gerenciamento para sistematização das ações.
RAFAEL CASALE SARTOR DE OLIVEIRA
Teacher
ADRIANE CHAMPOSKI
Teacher
Bruna Fujimura
Teacher
Ana Cristina Gemba
Teacher
Luiz Fernando Hanysz
Teacher
Bruna Damiana Heinsfeld
Teacher
Ivy Hulbert Falcão Furtado
Teacher
Gabriela Kraemer
Teacher
Jimmy Leão
Teacher
Rosana Marques Pereira
Teacher
Marineli Meier
Teacher
Carolain Mendes
Teacher
ROGERIO MULINARI
Teacher
Suzana Nesi França
Teacher
Henrique Oliveira da Silva
Teacher
julita pelaez
Teacher
MARCELLA RABASSI DE LIMA
Teacher
Carlos Riedi
Teacher
Erick Santos
Teacher
Nathalia Savione Machado
Teacher
NATALIA CRISTINA SHIMADA
Teacher
mouseline torquato
Teacher
Objetivo
- Proporcionar a
compreensão e a reflexão dos aspectos que envolvem a continuidade do cuidado na alta hospitalar, estimulando
e instrumentalizando os enfermeiros que atuam na Atenção Primária à
Saúde (APS) no Estado do Paraná para o fortalecimento de estratégias na
continuidade do cuidado na alta hospitalar.
Público-alvo - Enfermeiros
que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Paraná.
Carga horária – 40 horas.
Metodologia
- O
curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Estudo sobre aspectos
introdutórios da transição e continuidade do cuidado na alta hospitalar; Características
e dimensões da continuidade do cuidado; e Estratégias usadas por enfermeiros
para a instrumentalização da continuidade do cuidado.
Carga horária - 40 horas.
Público-alvo - Professores da Educação Básica do componente curricular Ciências (Ensino Fundamental) ou Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia do Ensino Médio); acadêmicos de cursos de Licenciatura das áreas de Ciências da Natureza e do curso de Pedagogia e alunos de Pós-Graduação na área de Educação ou Ensino.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Educação em Saúde; Limites e possibilidades do desenvolvimento da educação em saúde na escola, no Ensino das Ciências; Panorama da educação em saúde no contexto escolar; Uma perspectiva genuinamente pedagógica para a Educação em Saúde; A construção de conhecimentos na educação científica; A educação em saúde como exemplo de atividade de alfabetização científica; Educação em saúde e a pesquisa na escola; Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade; Tópicos atuais e polêmicos envolvendo ciência e saúde.
Objetivo - Apresentar
os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da
construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da
melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da
construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que
atuam na área da construção civil, ou qualquer
pessoa interessada em Lean Construction.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da
informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean
information; Aplicações
na
construção civil.
Objetivo - Disponibilizar
ao mercado de trabalho profissionais que tenham um conhecimento básico sobre o
Desenvolvimento de Aplicações Web.
Público-alvo - Estudantes
do último ano do ensino médio/técnico. estudantes que iniciaram o ensino
superior e profissionais da área de TI.
Carga horária – 30 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 3 (três) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Introdução ao desenvolvimento
aplicações Web; Linguagem de Estilos em Cascata – CSS; Linguagem Javascript; Biblioteca
jQuery; Linguagem SQL; Rest e MVC.
Objetivo – Apresentar os conceitos
sobre educação aberta, associando-os aos Recursos Educacionais Abertos,
despertando o interesse pela inserção da temática no exercício profissional/acadêmico
ou mesmo como cidadão.
Público-alvo - Professores em geral e outras
comunidades que tenham interesse em educação e em recursos educacionais abertos.
Carga horária – 20 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos
de conteúdos.
Conteúdos – Educação Aberta — conceitos,
características e desafios; Teorias da aprendizagem; Recursos Educacionais
Abertos (REA); MOOCs; Direitos autorais e licenças de uso.
Objetivo – Promover socialização de
conhecimentos científicos sobre envelhecimento, pessoas idosas e instituições
de longa permanência, promovendo biossegurança e prevenção da COVID-19.
Público-alvo - Cuidadores de idosos,
estudantes, idosos, profissionais, interessados na temática.
Carga horária – 80 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 8 (oito) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O envelhecimento e as ILPI; Equipe,
biossegurança e gestão da ILPI; Especificidades do coronavirus: risco para
idosos; COVID-19: sinais, sintomas e detecção em idosos; Prevenção e controle
da COVID-19 nas ILPI; Notificação da COVID-19; Ambiente seguro na ILPI:
biossegurança, quedas e iatrogenias; Tópicos relevantes no cuidado com o idoso.
Objetivo – Proporcionar à comunidade
interna da UFPR uma
visão
acerca
dos conceitos,
políticas
e diretrizes
sobre
acessibilidade
no ambiente
institucional,
a fim
de promover
competências
para o planejamento
e a potencialização
de práticas
educativas
inclusivas
que atendam
as demandas
dos alunos
com deficiência.
Público-alvo - Servidores
da UFPR e comunidade
externa.
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Acessibilidade;
Acessibilidade e a
inclusão
na
UFPR Virtual; Tecnologia
Assistiva; Acessibilidade
no Moodle.
Objetivo - Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil.
Objetivo – Conhecer as
possibilidades instrumentais
para a criação de vídeo
interativo
com a ferramenta H5P no AVA da UFPR.
Público-alvo - Servidores docentes e técnico-administrativos
da UFPR.
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos –
Como
utilizar o H5P no Moodle; Conheça o Vídeo interativo do H5P (o
"Interactive Video"); Como inserir hiperlinks no Vídeo Interativo; Como
criar perguntas e respostas no Vídeo Interativo; Como inserir Revisão de
Conteúdo (o "Summary Task") no final do Vídeo Interativo; Como
avaliar atividades com o H5P.
Objetivo – Apresentar conceitos sobre telhados verdes, como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade, instigando o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura.
Público-alvo - Professores, estudantes, profissionais da Construção Civil
e comunidade em geral.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos –
O que são os
Telhados Verdes; Para que servem os Telhados Verdes; Como fazer um Telhado
Verde; Nossas pesquisas sobre os Telhados Verdes.
Objetivo – Conhecer os conceitos de avaliação multidimensional, os domínios, principais instrumentos para avaliação, cuidados e intervenções de enfermagem e os benefícios da avaliação para a pessoa idosa hospitalizada.
Carga horária – 80 horas.
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos, tecnólogos e bacharéis), estudantes da graduação e pós-graduação das ciências da saúde e outros interessados.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro)
módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito da avaliação multidimensional; Domínios da avaliação multidimensional e instrumentos/estratégias para avaliação; Diagnósticos, intervenções de enfermagem e resultados esperados direcionados aos domínios da avaliação multidimensional; Contribuições da avaliação multidimensional para a pessoa idosa hospitalizada.
Objetivos – Conhecer os parâmetros para a avaliação e seleção de recursos educacionais; identificar diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação para uso nas práticas docentes; e, criar ou selecionar recursos educacionais
digitais em plataforma on-line gratuita.
Carga horária – 20 horas.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico, Estudantes de Curso de Licenciatura em Geral, Professores do Ensino Superior.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – As diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e os Recursos Educacionais Digitais; Os recursos
do tipo Folhinhas de atividades e Folhinhas de atividades digitais; A plataforma Liveworksheets; Método para avaliação e seleção de REDs proposto pelo CIEB; Métodos de seleção de RED.