Carga horária – 20 horas.
Público-alvo - Profissionais de saúde e estudantes de cursos da área da saúde que tenham interesse na implementação do programa Fall TIPS Brasil em unidades de internação em hospitais.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Prevenção de quedas hospitalares; Conceitos sobre o programa Fall TIPS; Engajamento e co-produção de cuidados em saúde; Etapas do programa Fall TIPS; O papel e ferramentas dos champions no Fall TIPS; As ferramentas utilizadas pelo champion; O papel e ferramentas dos líderes no Fall TIPS; O papel dos pacientes e acompanhantes no Fall TIPS.
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos/ tecnológos e bacharéis), alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
Carga horária - 96 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos, com 24 horas cada um.
Conteúdos - Fundamentos em Geriatria e Gerontologia: conceitos, princípios e aplicabilidade; Envelhecimento Populacional; Envelhecimento Humano; Síndromes Geriátricas: contextualização.
Carga horária - 50 horas.
Público-alvo - Enfermeiros, alunos da graduação e pós-graduação das ciências da saúde.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 2 (dois) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Avaliação e fatores de risco para lesão por pressão na pessoa idosa; Prevenção e tratamento de lesão por pressão na pessoa idosa.
Objetivo - Construir
conhecimentos conceituais e pedagógicos de Astronomia para o ensino de Ciências
do Ensino Fundamental.
Público-alvo - Professores
do Ensino Fundamental que atuam com o componente curricular de Ciências; Professores
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Acadêmicos dos cursos de Licenciatura,
em especial Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Pedagogia; Pós-Graduandos da
área de Educação e Ensino.
Carga horária – 26 horas.
Metodologia - O curso é
autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – História
da Astronomia; Concepções alternativas na aprendizagem de Astronomia; Sistema
Solar; Estações do ano; Eclipses; Fases da Lua; Movimento aparente do Sol; Constelações;
Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Astronomia na sala de aula.
Público-alvo - Professores do ensino Fundamental e Médio.
Carga horária - 25 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Engenharia e Geotecnia, Formação dos solos, Características dos solos, Desastres naturais, Fatores que intensificam os desastres naturais, Resíduos Sólidos Urbanos, Boas práticas em Engenharia.
Objetivo - Capacitar
os coordenadores para a sistematização da vigilância epidemiológica da COVID-19
no ambiente acadêmico.
Público-alvo - Gestores de
instituições de ensino, coordenadores de curso em instituições de ensino e
docentes.
Carga horária – 33 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 3 (três) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Teoria
e prática de ações de vigilância epidemiológica à COVID-19; Análise do contexto
da pandemia da COVID-19 e da realidade das instituições de ensino durante este
período; Ações propostas por órgãos oficiais de
saúde e educação, a respeito das medidas de proteção da doença com a realidade
local de instituições de ensino superior; Orientações sobre o uso de
ferramentas de gerenciamento para sistematização das ações.
Objetivo
- Proporcionar a
compreensão e a reflexão dos aspectos que envolvem a continuidade do cuidado na alta hospitalar, estimulando
e instrumentalizando os enfermeiros que atuam na Atenção Primária à
Saúde (APS) no Estado do Paraná para o fortalecimento de estratégias na
continuidade do cuidado na alta hospitalar.
Público-alvo - Enfermeiros
que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado do Paraná.
Carga horária – 40 horas.
Metodologia
- O
curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Estudo sobre aspectos
introdutórios da transição e continuidade do cuidado na alta hospitalar; Características
e dimensões da continuidade do cuidado; e Estratégias usadas por enfermeiros
para a instrumentalização da continuidade do cuidado.
Carga horária - 40 horas.
Público-alvo - Professores da Educação Básica do componente curricular Ciências (Ensino Fundamental) ou Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia do Ensino Médio); acadêmicos de cursos de Licenciatura das áreas de Ciências da Natureza e do curso de Pedagogia e alunos de Pós-Graduação na área de Educação ou Ensino.
Metodologia - O curso é sem tutoria, dividido em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Educação em Saúde; Limites e possibilidades do desenvolvimento da educação em saúde na escola, no Ensino das Ciências; Panorama da educação em saúde no contexto escolar; Uma perspectiva genuinamente pedagógica para a Educação em Saúde; A construção de conhecimentos na educação científica; A educação em saúde como exemplo de atividade de alfabetização científica; Educação em saúde e a pesquisa na escola; Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade; Tópicos atuais e polêmicos envolvendo ciência e saúde.
Objetivo - Apresentar
os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da
construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da
melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da
construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que
atuam na área da construção civil, ou qualquer
pessoa interessada em Lean Construction.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da
informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean
information; Aplicações
na
construção civil.
Objetivo - Disponibilizar
ao mercado de trabalho profissionais que tenham um conhecimento básico sobre o
Desenvolvimento de Aplicações Web.
Público-alvo - Estudantes
do último ano do ensino médio/técnico. estudantes que iniciaram o ensino
superior e profissionais da área de TI.
Carga horária – 30 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 3 (três) módulos
de conteúdos.
Conteúdos - Introdução ao desenvolvimento
aplicações Web; Linguagem de Estilos em Cascata – CSS; Linguagem Javascript; Biblioteca
jQuery; Linguagem SQL; Rest e MVC.
Objetivo – Apresentar os conceitos
sobre educação aberta, associando-os aos Recursos Educacionais Abertos,
despertando o interesse pela inserção da temática no exercício profissional/acadêmico
ou mesmo como cidadão.
Público-alvo - Professores em geral e outras
comunidades que tenham interesse em educação e em recursos educacionais abertos.
Carga horária – 20 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem
tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos
de conteúdos.
Conteúdos – Educação Aberta — conceitos,
características e desafios; Teorias da aprendizagem; Recursos Educacionais
Abertos (REA); MOOCs; Direitos autorais e licenças de uso.
Objetivo – Promover socialização de
conhecimentos científicos sobre envelhecimento, pessoas idosas e instituições
de longa permanência, promovendo biossegurança e prevenção da COVID-19.
Público-alvo - Cuidadores de idosos,
estudantes, idosos, profissionais, interessados na temática.
Carga horária – 80 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 8 (oito) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O envelhecimento e as ILPI; Equipe,
biossegurança e gestão da ILPI; Especificidades do coronavirus: risco para
idosos; COVID-19: sinais, sintomas e detecção em idosos; Prevenção e controle
da COVID-19 nas ILPI; Notificação da COVID-19; Ambiente seguro na ILPI:
biossegurança, quedas e iatrogenias; Tópicos relevantes no cuidado com o idoso.
Objetivo – Proporcionar à comunidade
interna da UFPR uma
visão
acerca
dos conceitos,
políticas
e diretrizes
sobre
acessibilidade
no ambiente
institucional,
a fim
de promover
competências
para o planejamento
e a potencialização
de práticas
educativas
inclusivas
que atendam
as demandas
dos alunos
com deficiência.
Público-alvo - Servidores
da UFPR e comunidade
externa.
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Acessibilidade;
Acessibilidade e a
inclusão
na
UFPR Virtual; Tecnologia
Assistiva; Acessibilidade
no Moodle.
Objetivo - Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil.
Objetivo – Conhecer as
possibilidades instrumentais
para a criação de vídeo
interativo
com a ferramenta H5P no AVA da UFPR.
Público-alvo - Servidores docentes e técnico-administrativos
da UFPR.
Carga horária – 20 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos –
Como
utilizar o H5P no Moodle; Conheça o Vídeo interativo do H5P (o
"Interactive Video"); Como inserir hiperlinks no Vídeo Interativo; Como
criar perguntas e respostas no Vídeo Interativo; Como inserir Revisão de
Conteúdo (o "Summary Task") no final do Vídeo Interativo; Como
avaliar atividades com o H5P.
Objetivo – Apresentar conceitos sobre telhados verdes, como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade, instigando o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura.
Público-alvo - Professores, estudantes, profissionais da Construção Civil
e comunidade em geral.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos –
O que são os
Telhados Verdes; Para que servem os Telhados Verdes; Como fazer um Telhado
Verde; Nossas pesquisas sobre os Telhados Verdes.
Objetivo – Conhecer os conceitos de avaliação multidimensional, os domínios, principais instrumentos para avaliação, cuidados e intervenções de enfermagem e os benefícios da avaliação para a pessoa idosa hospitalizada.
Carga horária – 80 horas.
Público-alvo - Profissionais de saúde (técnicos, tecnólogos e bacharéis), estudantes da graduação e pós-graduação das ciências da saúde e outros interessados.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro)
módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito da avaliação multidimensional; Domínios da avaliação multidimensional e instrumentos/estratégias para avaliação; Diagnósticos, intervenções de enfermagem e resultados esperados direcionados aos domínios da avaliação multidimensional; Contribuições da avaliação multidimensional para a pessoa idosa hospitalizada.
Objetivos – Conhecer os parâmetros para a avaliação e seleção de recursos educacionais; identificar diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação para uso nas práticas docentes; e, criar ou selecionar recursos educacionais
digitais em plataforma on-line gratuita.
Carga horária – 20 horas.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico, Estudantes de Curso de Licenciatura em Geral, Professores do Ensino Superior.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – As diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e os Recursos Educacionais Digitais; Os recursos
do tipo Folhinhas de atividades e Folhinhas de atividades digitais; A plataforma Liveworksheets; Método para avaliação e seleção de REDs proposto pelo CIEB; Métodos de seleção de RED.
Público-alvo - Profissionais que atuem na elaboração de questões para concursos e processos seletivos promovidos pelo Núcleo de Concursos da UFPR.
Carga horária - 60 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Planejamento da elaboração de questões; Teorias da Medida; Questões de múltipla escolha; Questões discursivas.