Objetivos
- Compreender o
conceito de ensino híbrido e conhecer os princípios, premissas e modelos que o
compõem; Conhecer as etapas que compõem o percurso didático no ensino
híbrido; Conhecer as potencialidades e os desafios do ensino híbrido.
Carga
horária - 06
horas.
Público-alvo
- Docentes e
qualquer pessoa interessada nas práticas pedagógicas via recursos tecnológicos.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3
(três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Conceito, princípios, premissas e modelos do ensino
híbrido; Etapas que compõem o percurso didático no ensino
híbrido; Potencialidades e desafios do ensino híbrido.
Objetivos - Conhecer os princípios básicos do ensino híbrido; Conhecer o conceito de sala de aula invertida, compreendendo-o como um dos desdobramentos do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático da sala de aula invertida; Conhecer as potencialidades da sala de aula invertida.
Carga horária – 05 horas
Público-alvo - Docentes da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos – Princípios básicos do ensino híbrido; Conceito e características da sala de aula invertida; Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático da sala
de aula invertida; Condução do percurso didático; Potencialidades da sala de aula invertida.
Objetivos - Conhecer os princípios básicos do ensino
híbrido; Conhecer o conceito de rotação por estações, compreendendo-o como um
dos desdobramentos do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as
etapas do percurso didático; Conhecer as potencialidades da rotação por
estações.
Carga
horária – 05 horas
Público-alvo
- Docentes da UFPR
e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas
voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia
- O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três)
módulos de conteúdo.
Conteúdos
– Princípios
básicos do ensino híbrido; Conceito e características da rotação por estações; Premissas
do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático da rotação por
estações; Condução do percurso didático; Potencialidades da rotação por
estações.
Objetivos
- Conhecer o
conceito de laboratório rotacional, compreendendo-o como um dos desdobramentos
do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as etapas do percurso
didático do laboratório rotacional; Conhecer as potencialidades do laboratório
rotacional.
Carga
horária – 05 horas
Público-alvo - Docentes
da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas
pedagógicas voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos
– Princípios
básicos do ensino híbrido; Conceito e características do laboratório rotacional;
Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático
do laboratório rotacional; Condução do percurso didático; Potencialidades
do laboratório rotacional.
Objetivos
- Conhecer o conceito
de ensino remoto emergencial, compreendendo-o como uma estratégia para
situações de crise e emergência; Conhecer as potencialidades do ensino remoto
emergencial; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático do ensino
remoto emergencial.
Carga
horária – 06 horas
Público-alvo - Docentes
da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas
pedagógicas voltadas ao ensino remoto emergencial.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos
– Conceito e
características do ensino remoto emergencial; Premissas do percurso didático; Etapas
que compõem o percurso didático do ensino remoto emergencial; Condução do
percurso didático.
Público Objetivo - Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general.
Carga horaria - 06 horas.
Metodología -auto instructivo (sin tutoría), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.
Contenido - Qué es la Economía Circular y sus principales conceptos; Los principios de la Economía Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y Línea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.
Objetivo – Promover o desenvolvimento de
estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma
indústria mais sustentável, especialmente nos países
ibero-americanos.
Público-alvo - Professores, estudiantes y comunidade em geral.
Carga horária – 06 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos
– O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princípios
da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de
negócios Circulares; Estudos de Casos.
Objetivo – Compreender de que modo a
competência informacional pode contribuir para o processo formativo do
professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de
Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.
Objetivo - Apresentar conceitos e técnicas
de Comunicação Visual e
suas diversas aplicações.
Carga horária - 08 horas.
Público-alvo - Estudantes,
profissionais e interessados
em conceitos
e técnicas de Comunicação
Visual e suas diversas aplicações.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria),
organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Introdução; Princípios Compositivos; Tipografia; Cores; Fotografia; Aplicações; Tendências na Comunicação Visual.
Objective - Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.
Audience - Teachers, students and community in general.
Time load - 06 hours.
Methodology - self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.
Content - What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.
Objetivo – Apresentar o conceito e as estratégias
do Marketing de Conteúdo.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e
interessados em estratégias e técnicas de Marketing de Conteúdo aplicado ao
ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Marketing de Conteúdo; Funil de Vendas; Tipos
e formatos de conteúdos; Copywriting; Conteúdo Interativo.
Objetivo – Compreender de que modo a
competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor
no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de
Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência
Tecnológica.
Objetivo – Analisar as propostas internacionais que discutem a
identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo
CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem
e formação permanente, por meio das competências
digitais docentes.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico.
Carga horária – 08 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD); Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu; Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD; Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.
Objetivo – Conhecer
os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais
envolvidos nas atividades da construção civil.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que
atuam na área da construção civil.
Metodologia - O curso é autoinstrucional
(sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é
sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos
mais sustentáveis.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e interessados em estratégias e técnicas de Marketing aplicado ao ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Criando uma marca do zero; Planejando a sua comunicação; Planejamento e gestão de redes sociais; Fotografia de produto; Posicionamento da marca no Google (meu negócio) + SEO; Tráfego pago; Atendimento.