Imagen del curso Ensino Híbrido
Microaprendizagem

Objetivos - Compreender o conceito de ensino híbrido e conhecer os princípios, premissas e modelos que o compõem; Conhecer as etapas que compõem o percurso didático no ensino híbrido; Conhecer as potencialidades e os desafios do ensino híbrido.
Carga horária - 06 horas.
Público-alvo - Docentes e qualquer pessoa interessada nas práticas pedagógicas via recursos tecnológicos.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos - Conceito, princípios, premissas e modelos do ensino híbrido; Etapas que compõem o percurso didático no ensino híbrido; Potencialidades e desafios do ensino híbrido.

Imagen del curso Sala de Aula Invertida
Microaprendizagem

Objetivos - Conhecer os princípios básicos do ensino híbrido; Conhecer o conceito de sala de aula invertida, compreendendo-o como um dos desdobramentos do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático da sala de aula invertida; Conhecer as potencialidades da sala de aula invertida.
Carga horária – 05 horas
Público-alvo - Docentes da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos Princípios básicos do ensino híbrido; Conceito e características da sala de aula invertida; Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático da sala
de aula invertida; Condução do percurso didático; Potencialidades da sala de aula invertida.

Imagen del curso Rotação por Estações
Microaprendizagem

Objetivos - Conhecer os princípios básicos do ensino híbrido; Conhecer o conceito de rotação por estações, compreendendo-o como um dos desdobramentos do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático; Conhecer as potencialidades da rotação por estações.
Carga horária – 05 horas
Público-alvo - Docentes da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos – Princípios básicos do ensino híbrido; Conceito e características da rotação por estações; Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático da rotação por estações; Condução do percurso didático; Potencialidades da rotação por estações.

 


Imagen del curso Laboratório Rotacional
Microaprendizagem

Objetivos - Conhecer o conceito de laboratório rotacional, compreendendo-o como um dos desdobramentos do modelo de ensino híbrido; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático do laboratório rotacional; Conhecer as potencialidades do laboratório rotacional.
Carga horária – 05 horas
Público-alvo - Docentes da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas voltadas ao ensino híbrido.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos – Princípios básicos do ensino híbrido; Conceito e características do laboratório rotacional; Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático do laboratório rotacional; Condução do percurso didático; Potencialidades do laboratório rotacional.

Imagen del curso Ensino Remoto Emergencial
Microaprendizagem

Objetivos - Conhecer o conceito de ensino remoto emergencial, compreendendo-o como uma estratégia para situações de crise e emergência; Conhecer as potencialidades do ensino remoto emergencial; Conhecer as premissas e as etapas do percurso didático do ensino remoto emergencial. 
Carga horária – 06 horas
Público-alvo - Docentes da UFPR e demais instituições de ensino; pessoas interessadas em práticas pedagógicas voltadas ao ensino remoto emergencial.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdo.
Conteúdos – Conceito e características do ensino remoto emergencial; Premissas do percurso didático; Etapas que compõem o percurso didático do ensino remoto emergencial; Condução do percurso didático.

 


Imagen del curso Economía Circular [Español]
Microaprendizagem

Objetivo - Promover el desarrollo de estrategias para la implementación de la Economía Circular, con vistas a estimular una industria más sostenible, especialmente en los países iberoamericanos.
Público Objetivo
- Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general. 
Carga horaria - 06 horas.
Metodología -auto instructivo (sin tutoría), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.
Contenido - Qué es la Economía Circular y sus principales conceptos; Los principios de la Economía Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y Línea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.


Imagen del curso Economia Circular [Portugues]
Microaprendizagem

Objetivo – Promover o desenvolvimento de estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma indústria mais sustentável, especialmente nos países ibero-americanos.
Público-alvo - Professores, estudiantes y comunidade em geral.
Carga horária – 06 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos – O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princípios da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de negócios Circulares; Estudos de Casos.

Imagen del curso Competência em Informação para a Docência
Microaprendizagem

Objetivo – Compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.


Imagen del curso Comunicação Visual
Microaprendizagem

Objetivo - Apresentar conceitos e técnicas de Comunicação Visual e suas diversas aplicações.
Carga horária - 08 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e interessados em conceitos e técnicas de Comunicação Visual e suas diversas aplicações. 
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos - Introdução; Princípios Compositivos; Tipografia; Cores; Fotografia; Aplicações; Tendências na Comunicação Visual.


Imagen del curso Circular Economy [English]
Microaprendizagem

Objective Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.

Audience - Teachers, students and community in general.

Time load - 06 hours.

Methodology - self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.

Content - What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.

Imagen del curso Marketing de Conteúdo
Microaprendizagem


Objetivo – Apresentar o conceito e as estratégias do Marketing de Conteúdo.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e interessados em estratégias e técnicas de Marketing de Conteúdo aplicado ao ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Marketing de Conteúdo; Funil de Vendas; Tipos e formatos de conteúdos; Copywriting; Conteúdo Interativo.

Imagen del curso Competência Tecnológica para a Docência
Microaprendizagem

Objetivo – Compreender de que modo a competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência Tecnológica.


Imagen del curso Competência Docente Digital
Microaprendizagem

Objetivo – Analisar as propostas internacionais que discutem a identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem e formação permanente, por meio das competências digitais docentes.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico.
Carga horária – 08 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.

Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD);  Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu;  Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD;  Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.


Imagen del curso Noções de Sustentabilidade na Construção Civil
Microaprendizagem

Objetivo – Conhecer os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais envolvidos nas atividades da construção civil.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil.  
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos mais sustentáveis.



Imagen del curso Marketing para Microempreendedores
Microaprendizagem

Objetivo  Apresentar conceitos fundamentais de Marketing bem como estratégias a ele relacionados.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo Estudantes, profissionais e interessados em estratégias e técnicas de Marketing aplicado ao ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Criando uma marca do zero;  Planejando a sua comunicação; Planejamento e gestão de redes sociais; Fotografia de produto; Posicionamento da marca no Google (meu negócio) + SEO; Tráfego pago; Atendimento.