Economia Circular [Portugues]

Economia Circular [Portugues]

Objetivo – Promover o desenvolvimento de estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma indústria mais sustentável, especialmente nos países ibero-americanos.
Público-alvo - Professores, estudiantes y comunidade em geral.
Carga horária – 06 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos – O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princípios da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de negócios Circulares; Estudos de Casos.

Economía Circular  [Español]

Economía Circular [Español]

Objetivo - Promover el desarrollo de estrategias para la implementación de la Economía Circular, con vistas a estimular una industria más sostenible, especialmente en los países iberoamericanos.
Público Objetivo
- Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general. 
Carga horaria - 06 horas.
Metodología -auto instructivo (sin tutoría), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.
Contenido - Qué es la Economía Circular y sus principales conceptos; Los principios de la Economía Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y Línea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.


Circular  Economy            [English]

Circular Economy [English]

Objective Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.

Audience - Teachers, students and community in general.

Time load - 06 hours.

Methodology - self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.

Content - What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo


Objetivo – Apresentar o conceito e as estratégias do Marketing de Conteúdo.
Carga horária – 05 horas.
Público-alvo - Estudantes, profissionais e interessados em estratégias e técnicas de Marketing de Conteúdo aplicado ao ambiente de negócios.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Marketing de Conteúdo; Funil de Vendas; Tipos e formatos de conteúdos; Copywriting; Conteúdo Interativo.

Competência em Informação para a Docência

Competência em Informação para a Docência

Objetivo – Compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.


Competência Docente Digital

Competência Docente Digital

Objetivo – Analisar as propostas internacionais que discutem a identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem e formação permanente, por meio das competências digitais docentes.
Público-alvo - Professores do Ensino Básico.
Carga horária – 08 horas.
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.

Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD);  Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu;  Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD;  Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.


Competência Tecnológica para a Docência

Competência Tecnológica para a Docência

Objetivo – Compreender de que modo a competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo - Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04 horas
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência Tecnológica.


Noções de Sustentabilidade na Construção Civil

Noções de Sustentabilidade na Construção Civil

Objetivo – Conhecer os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais envolvidos nas atividades da construção civil.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo - Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil.  
Metodologia - O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos mais sustentáveis.